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dc.creatorCostacurta, Ana Paula Corrêa Cleto-
dc.date.accessioned2024-01-09T18:33:50Z-
dc.date.available2024-01-09T18:33:50Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationCOSTACURTA, Ana Paula Corrêa Cleto. Situações desencadeadoras de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento matemático de estudantes com deficiência intelectual. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33157-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Uma situação desencadeadora de aprendizagem do conceito de área: possibilidades para o contexto inclusivopt_BR
dc.description.abstractThe research problem was: how can situations that trigger learning enable the development of mathematical thinking in students with intellectual disabilities in the multifunctional resource room? With the aim of investigating how certain teaching situations can favor the development of mathematical thinking in students with intellectual disabilities in a multifunctional resource room, the research was based on the theoretical assumptions of the Teaching Guiding Activity, which is based on the Historical-Cultural Theory Vygotsky and Leontyev’s Theory of Activity. The field research took place in a state school in Bocaiúva do Sul (PR), in the multifunctional resource room, with two students diagnosed with intellectual disabilities, during five meetings organized by the researcher, the teacher responsible for the room. Data production took place with the development of a situation that triggers learning, starting from an emerging everyday situation involving the concept of area, using the following instruments: written, audio and video records, photographs and the researcher’s logbook. As an educational product, an e-book was produced consisting of teaching situations on the concept of area intended for working with students with intellectual disabilities, for use in a multifunctional resource room, but which can also be applied in other educational contexts. For the analysis process, the concept of Isolates was adopted, manifested in episodes and scenes with evidence of the development of mathematical thinking, regarding the concept of area, in students with intellectual disabilities, providing the opportunity to discuss different manifestations, triggered by work with the situation emerging from school reality. From the data analysis, it was possible to demonstrate, in the different forms of recording, that there were manifestations of development of the mathematical thinking of the two students involved in the research, since the results highlighted that there were changes in the recordings and appropriation of the concept of equivalent measures and of area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectStupiditypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEducational counselingpt_BR
dc.titleSituações desencadeadoras de aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento matemático de estudantes com deficiência intelectualpt_BR
dc.title.alternativeTriggering learning situations for the development of mathematical thinking in students with intellectual disabilitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA investigação teve como problema de pesquisa a questão: de que modo as situações desencadeadoras de aprendizagem podem possibilitar o desenvolvimento do pensamento matemático de estudantes com deficiência intelectual na sala de recursos multifuncional? Com o objetivo de investigar como determinadas situações de ensino podem favorecer o desenvolvimento do pensamento matemático de estudantes com deficiência intelectual em sala de recursos multifuncional, a pesquisa fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Atividade Orientadora de Ensino, que se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski e na Teoria da Atividade de Leontiev. A pesquisa de campo ocorreu em um colégio estadual de Bocaiúva do Sul (PR), na sala de recursos multifuncional, com dois estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual, durante cinco encontros organizados pela pesquisadora, professora responsável pela sala. A produção de dados se deu com o desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem, partindo de uma situação emergente do cotidiano envolvendo o conceito de área, utilizando os seguintes instrumentos: registros escritos, de áudio e vídeo, fotografias e diário de bordo da pesquisadora. Como produto educacional, produziu-se um e-book composto pelas situações de ensino do conceito de área destinadas ao trabalho com estudantes com deficiência intelectual, para uso em sala de recursos multifuncional, mas que também podem ser aplicadas em outros contextos educativos. Para o processo de análise, adotou-se o conceito de Isolados, manifestado em episódios e cenas com indícios do desenvolvimento do pensamento matemático, acerca do conceito de área, em estudantes com deficiência intelectual, oportunizando discutir diferentes manifestações, desencadeadas pelo trabalho com a situação emergente da realidade escolar. A partir da análise dos dados, foi possível evidenciar, nas diferentes formas de registro, que houve manifestações de desenvolvimento do pensamento matemático dos dois estudantes envolvidos na pesquisa, posto que os resultados salientaram que houve mudanças nos registros e apropriação do conceito de medidas equivalentes e de área.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-2969-2098pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7517722345360307pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Dias de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8817-6630pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151784868437918pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Fábio Alexandre-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0337-6807pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6339328194070311pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Flávia Dias de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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