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Título: Nanoquímica e nanotecnologia por meio de questões sociocientíficas: proposta para o ensino de química
Título(s) alternativo(s): Nanochemistry and nanotechnology through socioscientific issues: proposal for chemistry teaching
Autor(es): Lopes, Regiane Rocha Santana
Orientador(es): Lambach, Marcelo
Palavras-chave: Nanoquímica
Nanotecnologia
Química - Estudo e ensino
Química - Problemas, questões, exercícios
Ciência - Estudo e ensino
Tecnologia - Aspectos sociais
Microplásticos
Nanochemistry
Nanotechnology
Chemistry - Study and teaching
Chemistry - Examinations, questions, etc
Science - Study and teaching
sociaisTechnology - Social aspects
Microplastics
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Regiane Rocha Santana. Nanoquímica e nanotecnologia por meio de questões sociocientíficas: proposta para o ensino de química. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos pela humanidade estão constantemente em desenvolvimento. No entanto, a apropriação desses conhecimentos e o debate sobre seus impactos ainda estão distantes do cotidiano da educação básica. A Química presente no currículo do ensino médio e a forma como é ensinada nas escolas continuam se baseando em conceitos e conteúdos que estão muito distantes da ciência, tanto em termos temporais quanto em relação às temáticas abordadas. Diante dessa realidade, é necessário que a educação se aproxime desse desenvolvimento, não apenas abordando assuntos inovadores e contemporâneos em sala de aula, mas também promovendo reflexões sobre eles. Diante disso, uma das possibilidades é organizar temas inovadores em conjunto com os conteúdos da disciplina de Química, de modo a fomentar uma discussão mais crítica sobre essa ciência em nosso cotidiano, tendo como fundamento a abordagem CTSA, com foco em Questões Sociocientíficas. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar uma sequência de aulas sobre Nanotecnologia e a Nanoquímica na Educação Básica por meio de Questões Sociocientíficas. A pesquisa, do tipo qualitativa de natureza exploratória, aprovada pelo Comitê de Ética, desenvolvida com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e no Referencial Curricular do Estado do Paraná teve a participação de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual da região de Curitiba. Para a realização empírica, foi desenvolvida uma sequência de aulas elaborada de acordo com as características da abordagem CTSA com foco nas Questões Sociocientíficas. Para isso, utilizou-se a temática problematizadora “Micro e Nanoplásticos” para ensinar o tema Polímeros. Para analisar os dados coletados e elaborados pela professora pesquisadora foi realizada a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Após o levantamento de dados e análises realizadas, foi possível concluir que a abordagem CTSA com foco nas Questões Sociocientíficas, pode ser um caminho promissor para abordar temáticas científicas e tecnológicas contemporâneas na disciplina de Química no Ensino Médio. Além disso, também foi possível identificar os fatores limitadores desse enfoque diante do Referencial Curricular do Paraná e da organização administrativo-pedagógica da escola. Como Produto Educacional vinculado e motivador dessa dissertação, foi produzido um E-book, como material de apoio, para professores de Ciências da Natureza interessados em utilizar a abordagem CTSA com foco nas Questões Sociocientíficas em suas aulas. O E-book contém uma descrição dos princípios da abordagem e algumas indicações sobre temas contemporâneos relacionados às Ciências da Natureza, para que os docentes possam se inspirar e desenvolver suas próprias sequências de aulas.
Abstract: The Scientific and technological knowledge produced by humanity is constantly evolving. However, the appropriation of this knowledge and the debate about its impacts are still distant from the everyday reality of basic education. Chemistry in the high school curriculum and the way it is taught in schools still rely on concepts and content that are far removed from science, both in terms of timing and the topics covered. Given this reality, it is necessary for education to draw closer to this development, not only by addressing innovative and contemporary subjects in the classroom but also by promoting reflections on them. In light of this, one possibility is to organize innovative themes alongside the contents of the Chemistry discipline in order to foster a more critical discussion of this science in our daily lives, based on the CTSA (Science, Technology, Society, and Environment) approach, with a focus on Socio-scientific Issues. Therefore, the overall objective of this research was to analyze a sequence of lessons on Nanotechnology and Nanochemistry in Basic Education through Socio-scientific Issues. The research, of a qualitative exploratory nature, approved by the Ethics Committee, developed based on the BNCC (National Common Curriculum Base) and the Curricular Reference of the State of Paraná, involved 3rdyear high school students from a public school in the state of Curitiba. For the empirical work, a series of lessons was developed in accordance with the characteristics of the CTSA approach with a focus on Socio-scientific Issues. To do this, the problem-based theme “Micro and Nanoplastics” was used to teach the topic of Polymers. Laurence Bardin’s Content Analysis was used to analyze the data collected and prepared by the research teacher. After data collection and analysis, it was possible to conclude that the CTSA approach with a focus on Socio-scientific Issues could be a promising path to address contemporary scientific and technological topics in the high school Chemistry curriculum. Furthermore, it was also possible to identify the limiting factors of this approach in the context of the Curricular Reference of Paraná and the administrative-pedagogical organization of the school. As an associated and motivating educational product of this dissertation, an E-book was produced as supporting material for Natural Science teachers interested in using the CTSA approach with a focus on Socio-scientific Issues in their lessons. The E-book contains a description of the approach’s principles and some suggestions on contemporary topics related to Natural Sciences só that teachers can draw inspiration and develop their own lesson sequences.
Descrição: Acompanha: Caderno de orientações pedagógicas: ensino de química a partir da nanoquímica e nanotecnologia e com questões sociocientíficas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33168
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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