Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGosmatti, Fabiana de Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-01-16T18:25:53Z-
dc.date.available2024-01-16T18:25:53Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationGOSMATTI, Fabiana de Albuquerque. Possíveis interfaces entre alfabetização Matemática e alfabetização no trabalho com problemas desencadeadores de aprendizagem de operações aritméticas. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33193-
dc.descriptionAcompanha: História virtual do conceito como situação desencadeadora de aprendizagem para a apropriação de operações aritméticaspt_BR
dc.description.abstractThis investigation sought to answers the following research problem: During the resolution of problems that trigger the learning of arithmetic operations by students in the second year of elementary school, what manifestations reveal interfaces between mathematical literacy and literacy? The aim, therefore, was to investigate the interfaces between mathematical literacy and literacy in the process of solving problems that trigger learning, by students in the early years, involving arithmetic operations. The research was based on the theoretical assumptions of the HistoricalCultural Theory and the methodological paths of Historical-Dialectical Materialism. It was carried out in a municipal school in Almirante Tamandaré – PR, in a 2nd-grade elementary school class, over the course of six meetings, two of which were observation moments and four intervention moments. The instruments used to capture the data were audiovisual recordings, written records of the participants’ activities, and the researcher’s logbook. For the field research, two Learning Triggering Situations were developed, anchored in the concept of Teaching Guiding Activity, materialized through two Virtual Stories based on Children’s Literature, from which emerged learning triggering problems that form the basis of the educational product that accompanies this dissertation, entitled Virtual Story of the Concept as a learning triggering situation for the appropriation of arithmetic operations. The data collected was analyzed using the concept of Isolates, starting from the construction of episodes based on scenes that reveal indications of possible interfaces between mathematical literacy and literacy. The analysis process consisted of two isolates called Interfaces between reading, speaking, and understanding mathematical ideas and Interfaces between written records in Portuguese and Mathematics, through which the following interfaces were evident: reading, orality, communication, couting, numerical sequence, record and calculation. Furthermore, it should be noted that, although mastery of reading favors the resolution of the triggering problem, the student also needs to take ownership of the mathematical concepts involved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetização matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAritmética - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.subjectMaterialismo dialéticopt_BR
dc.subjectNumeracypt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectArithmetic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectHistorical materialismpt_BR
dc.subjectDialectical materialismpt_BR
dc.titlePossíveis interfaces entre alfabetização matemática e alfabetização no trabalho com problemas desencadeadores de aprendizagem de operações aritméticaspt_BR
dc.title.alternativeThe possible interfaces between mathematical literacy and work literacy with problems that trigger the learning of arithmetic operationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta investigação buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: Durante a resolução de problemas desencadeadores de aprendizagem de operações aritméticas, por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, que manifestações revelam interfaces entre alfabetização matemática e alfabetização?. O objetivo, portanto, foi investigar as interfaces entre a Alfabetização Matemática e a Alfabetização, no processo de resolução de problemas desencadeadores de aprendizagem, por estudantes dos anos iniciais, envolvendo operações aritméticas. A pesquisa amparou-se nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-cultural e nos caminhos metodológicos do materialismo histórico-dialético, tendo sido desenvolvida em uma escola municipal de Almirante Tamandaré – PR, em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, no decorrer de seis encontros, sendo dois momentos de observação e quatro momentos de intervenção. Para tanto foram adotados como instrumentos de captação de dados: registros audiovisuais, registros escritos das atividades dos participantes e o diário de bordo da pesquisadora. Para a pesquisa de campo foram elaboradas duas Situações Desencadeadoras de Aprendizagem, ancoradas no conceito de Atividade Orientadora de Ensino, materializadas por meio de duas Histórias Virtuais baseadas na Literatura Infantil, das quais emergiram problemas desencadeadores de aprendizagem, que constituem a base do produto educacional que acompanha esta dissertação, intitulado História Virtual do Conceito como situação desencadeadora de aprendizagem para a apropriação de operações aritméticas. Os dados captados foram analisados amparando-se no conceito de Isolados, partindo da construção de episódios a partir de cenas reveladoras de indícios de possíveis interfaces entre a alfabetização matemática e a alfabetização. O processo de análise foi constituído por dois isolados denominados Interfaces entre leitura, oralidade e compreensão de ideias matemáticas e Interfaces entre registros escritos em Língua Portuguesa e Matemática, por meio dos quais evidenciou-se as seguintes interfaces: a leitura, a oralidade, a comunicação, a contagem, a sequência numérica, o registro e o cálculo. Ademais, ressalta-se que, ainda que o domínio da leitura favoreça a resolução do problema desencadeador, o estudante precisa também apropriar-se dos conceitos matemáticos envolvidos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-4986-5582pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0404218729126822pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Dias de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Flávia Dias de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee2Panossian, Maria Lucia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5847-4485pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3750368511104051pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Neusa Maria Marques de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4775-7548pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0330046183708324pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alfabetizacaomatematicaproblemaoperacao.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
alfabetizacaomatematicaproblemaoperacao_produto.pdf47,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons