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Título: Vivências e subjetividades do trabalho docente universitário durante a pandemia de COVID-19
Título(s) alternativo(s): Experiences and subjectivities of university teaching work during the COVID-19 pandemic
Autor(es): Brognoli, Paula Caldas
Orientador(es): Dias, Maria Sara de Lima
Palavras-chave: Subjetividade
Universidades e faculdades - Corpo docente
Professores universitários
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Trabalho - Aspectos psicológicos
Comunicação e tecnologia
Tecnologia - Aspectos sociais
Subjectivity
Universities and colleges - Faculty
College teachers
COVID-19 Pandemic, 2020-
Work - Psychological aspects
Communication and technology
Technology - Social aspects
Data do documento: 8-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BROGNOLI, Paula Caldas. Vivências e subjetividades do trabalho docente universitário durante a pandemia de COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar as vivências e subjetividades do trabalho docente do ensino superior durante o cenário pandêmico e enquanto objetivos específicos avaliar impactos da pandemia de Covid-19 no trabalho de professores, investigar como o docente está desenvolvendo seu trabalho em modo remoto, verificar as práticas didáticas e recursos tecnológicos digitais utilizados pelos (as) docentes. Como metodologia de abordagem qualitativa realizou-se cinco entrevistas semiestruturadas com professores (as) do Ensino Superior do Brasil, de ambos os sexos, de modo remoto. As entrevistas foram gravadas e posteriormente submetidas à análise de conteúdo. O referencial teórico que orienta esta pesquisa é do campo Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) na integração com contribuições da Psicologia Histórico Cultural. A importância de analisar as vivências subjetivas do docente durante a pandemia de Covid-19 é para conhecer os efeitos das vivências no trabalho do professor (a) do ensino superior. Se problematizou o trabalho do ensino superior durante o cenário de pandemia através da perspectiva dos docentes e das vivências subjetividades dos mesmos. Como resultados, apareceram a questão da intensificação, sobrecarga de trabalho foi algo que emergiu nas falas dos docentes universitários e que respondem aos objetivos específicos, os impactos da pandemia de Covid-19 que afetaram o trabalho dos docentes e o item e como o docente desenvolveu o seu trabalho em modo remoto a partir da pandemia.Concluímos que as condições de trabalho das universidades, dada a virtualidade da educação no contexto da pandemia da Covid-19 sofreram mudanças, como adaptar rapidamente ao formato de novas tecnologias e encontrar maneiras assertivas para engajar os alunos (as) nas aulas virtuais. Adaptar-se em um curto período de tempo, sobretudo quanto ao manuseio das novas plataformas virtuais e em como entender e manter os alunos focados nos estudos. Como consequência dessa mudança se intensificou o uso de tecnologias em ambientes de ensino. O senso de urgência que tomou o campo educacional durante a pandemia se traduziu no imperativo do ‘ensino remoto’ (emergencial), provocando mudanças importantes no trabalho docente e nas expectativas de futuro para a educação. Os docentes tiveram que encontrar maneiras de envolver os alunos virtualmente, mantendo o interesse e a participação ativa. Os professores sentiram estar trabalhando mais do que o normal, ao mesmo tempo em que precisaram aprender toda uma gama de recursos novos, já que parte significativa não usava tradicionalmente tais recursos. A formação do docente deve constituir um processo no qual ele desvele ou apresente suas questões relativas ao processo educacional, às suas necessidades, carências e deficiências, às suas dúvidas no processo ensino-aprendizagem que permite refletir sobre sua própria aprendizagem, sobre a própria ação e reestruturar a prática pedagógica.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the experiences and subjectivities of teaching work in higher education during the pandemic scenario and, as specific objectives, evaluate the impacts of the Covid-19 pandemic on the work of teachers, investigate how teachers are carrying out their work remotely, verify teaching practices and digital technological resources used by teachers. As a qualitative approach methodology, five semi-structured interviews were carried out remotely with higher education teachers in Brazil, of both sexes. The interviews were recorded and later subjected to content analysis. The theoretical framework that guides this research is from the field of Science, Technology and Society (CTS) in integration with contributions from Historical-Cultural Psychology. The importance of analyzing the subjective experiences of teachers during the Covid-19 pandemic is to understand the effects of the experiences on the work of higher education teachers. The work of higher education during the pandemic scenario was problematized through the perspective of teachers and their subjective experiences. We conclude that the working conditions of universities, given the virtuality of education in the context of the Covid-19 pandemic, have undergone changes, such as quickly adapting to the format of new technologies and finding assertive ways to engage students in virtual classes. Adapt in a short period of time, especially in terms of handling new virtual platforms and how to understand and keep students focused on their studies. As a consequence of this change, the use of technologies in teaching environments has intensified. The sense of urgency that gripped the educational field during the pandemic translated into the imperative of ‘remote teaching’ (emergency), causing important changes in teaching work and future expectations for education. Faculty had to find ways to engage students virtually while maintaining interest and active participation. Professors felt that they were working harder than normal, at the same time that they needed to learn a whole range of new resources, as a significant number did not traditionally use such resources. Teacher training must constitute a process in which they reveal or present their questions related to the educational process, their needs, shortcomings and deficiencies, their doubts in the teaching-learning process that allow them to reflect on their own learning, on their own action and restructure pedagogical practice.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33524
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