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Título: Formação de professores para inclusão na educação básica por meio da pesquisa colaborativa
Título(s) alternativo(s): Teacher training for inclusion in basic education through collaborative research
Autor(es): Bueno, Alcione José Alves Bueno
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Professores - Formação
Pesquisa educacional
Educação inclusiva
Educação - Filosofia
Teachers, Training of
Education - Research
Inclusive education
Education - Philosophy
Data do documento: 5-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BUENO, Alcione José Alves. Formação de professores para inclusão na educação básica por meio da pesquisa colaborativa. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: As discussões referentes ao acesso e permanência dos estudantes público-­alvo da Educação Especial (PAEE) em classes de ensino regulares, têm exigido um debate frente à qualidade desse ensino e garantia da aprendizagem para esse público. Assim, este estudo responde a seguinte problemática: Como organizar um processo formativo na perspectiva da pesquisa colaborativa e sob o olhar da Teoria Histórico-Cultural (THC), voltado à formação de professores para inclusão? A partir dessa problemática, à luz da Teoria Histórico­-Cultural, a pesquisa objetiva compreender o papel da pesquisa colaborativa na formação docente inclusiva, fundamentada na THC. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do interior do estado do Paraná, com professores em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que tinham em suas classes estudantes PAEE, professores do AEE, coordenadoras pedagógicas e o próprio pesquisador, que em uma pesquisa colaborativa torna­-se também um participante. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas iniciais; intervenção com os sujeitos e entrevistas semiestruturadas finais. O processo de análise fundamentou­-se na Teoria Histórico-­Cultural, das interações e das mediações ocorridas, considerando princípios metodológicos propostos por Vygotsky (2007), como: (i) analisar os processos e não somente o objeto; (ii) analisar os fenômenos, que muito mais do que explicar é necessário qualificar e (iii) considerar o caráter mutável dos processos. A análise se pautou ainda, nos princípios de Ibiapina (2008) para uma pesquisa colaborativa, que são: (i) atenção as necessidades de espaços formativos e os conceitos que se pretende aprofundar ou desenvolver; (ii) apropriação de novos pressupostos teóricos conceituais e (iii) estar atento para que os participantes consigam reelaborar conceitos e significados pré­-existentes. Evidencia­-se o desenvolvimento dos participantes, a partir de conhecimentos reelaborados. A pesquisa forneceu, também, subsídios para a melhoria da ação docente dos participantes, assim como a maior a integração na escola. Ao abordar a formação de professores para a inclusão por meio da pesquisa colaborativa, fica claro, que mesmo sendo uma estratégia promissora para suprir as necessidades educacionais dos estudantes PAEE, é importante ressaltar que não é a solução para todos os problemas. É uma das diversas estratégias que podem contribuir para o desenvolvimento dos educadores e educandos. Também é importante assinalar que a partir da escuta atenta dos participantes, ficou evidente que existem limitações no sistema de ensino, o que pode dificultar a efetivação da inclusão na escola. Portanto, a formação continuada dos professores se torna ainda mais crucial para romper paradigmas, especialmente em relação às potencialidades dos estudantes PAEE.
Abstract: Discussions regarding the access and permanence of Special Education Target Audience (PAEE) students in regular education classes have required a debate regarding the quality of this teaching and guarantee of learning for this audience. Thus, this study responds to the following problem: How to organize a training process from the perspective of collaborative research and from the perspective of Historical-Cultural Theory (THC), aimed at training teachers for inclusion? Based on this issue, considering Historical­Cultural Theory, the research aims to understand the role of collaborative research in inclusive teacher training, based on THC. The research was developed in a public school in the interior of the state of Paraná, with teachers working in the initial years of Elementary School, who had in their classes PAEE students, AEE teachers, pedagogical coordinators, and the researcher himself, who in collaborative research also becomes a participant. Data were collected from initial semi­structured interviews, intervention with the subjects and final semi­structured interviews. The analysis process was guided by the historical­cultural approach, based on the interactions and mediations that occurred, considering methodological principles proposed by Vygotsky (2007), such as: (i) analyzing the processes and not just the object; (ii) analyze the phenomena, which, much more than explaining, is necessary to qualify and (iii) consider the changing nature of the processes. The analysis was also based on Ibiapina (2008) principles for collaborative research, which are: (i) attention to the needs of training spaces and the concepts that are intended to be deepened or developed; (ii) appropriation of new conceptual theoretical assumptions and (iii) being aware that participants can re­elaborate pre­existing concepts and meanings. The development of the subjects was evidenced, based on re­elaborated knowledge. It also provided subsidies to improve the teaching activities of the participants, as well as greater integration into the school. When approaching teacher training for inclusion through collaborative research, it becomes clear that even though it is a promising strategy to meet the educational needs of PAEE students, it is important to highlight that it is not the solution to all problems. It is one of several strategies that can contribute to the development of educators and students. It is also important to highlight that from attentive listening to the participants, it became clear that there are many limitations in the education system, which can make it difficult to achieve inclusion at school. Therefore, the continued training of teachers becomes even more crucial to break paradigms, especially in relation to the potential of PAEE students.
Descrição: Acompanha produção técnica: Glossário - Pesquisa colaborativa e educação inclusiva
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33597
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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