Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedina, Guilherme Rafael Ugeda-
dc.date.accessioned2024-03-13T18:53:36Z-
dc.date.available2024-03-13T18:53:36Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationMEDINA, Guilherme Rafael Ugeda. Criança e natureza: educação ambiental na educação infantil no município de Curitiba - PR. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33600-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Orientações para acesso ao site "Tem Criança Lá Fora"pt_BR
dc.description.abstractThe research Child and Nature: Environmental Education in Early Childhood Education in the city of Curitiba seeks, through document analysis, to perceive elements of Environmental Education in the daily life of municipal units of Early Childhood Education; for this purpose, the Early Childhood Education Curriculum is analyzed together with the municipal curriculum guidelines for Environmental Education, both documents published in 2020. The municipal curriculum for Early Childhood Education presents the principles of the Municipal Education Network of Curitiba aligned with current national documents, in addition to bringing the specificities of the city and the trajectory of EI in Curitiba. The municipal curricular guidelines for Environmental Education seek to direct the process of social and environmental citizenship training of children and students throughout RME. For this purpose, guidelines are presented for implementing Environmental Education in all educational spaces in the city. Historical aspects of Environmental Education and Early Childhood Education are also presented in this research, as well as the laws and regulations of both. Teacher training is alsoconsidered a founding and essential process for transforming mechanized teaching practices that do not consider children as producers of culture and knowledge. The research also proposes an educational product entitled “there are children out there”, a website that seeks to gather significant experiences of Environmental Education in Early Childhood Education, in addition to gathering pedagogical resources for consultation and subsidies for teaching professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.titleCriança e natureza: educação ambiental na educação infantil no município de Curitiba - PRpt_BR
dc.title.alternativeChildren and nature: environmental education in childhood education in the municipality of Curitiba - PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa Criança e Natureza: Educação Ambiental na Educação Infantil no município de Curitiba, busca por meio da análise documental perceber elementos da Educação Ambiental no cotidiano das unidades municipais da Educação Infantil. Para isso, são analisados o Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC e as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Ambiental, ambos documentos publicados em 2020. O currículo municipal da Educação Infantil apresenta os princípios da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba alinhados com documentos nacionais vigentes, além de explicitar as especificidades da cidade e a trajetória da Educação Infantil em Curitiba. As diretrizes curriculares municipais da Educação Ambiental buscam direcionar o processo de formação socioambiental cidadã das crianças e estudantes de toda RME, para isso, são apresentadas diretrizes para a efetivação da Educação Ambiental em todos os espaços educacionais da cidade. São elencados ainda nessa pesquisa aspectos históricos da Educação Ambiental e da Educação Infantil, bem como leis e regulamentações de ambas. Considera-se ainda a formação docente como processo fundante e essencial para a transformação de práticas docentes mecanizadas e refratárias à imagem das crianças enquanto produtoras de cultura e conhecimento. Na pesquisa há ainda a proposição de um Produto Educacional intitulado “tem criança lá fora”, um site que busca reunir experiências significativas de Educação Ambiental na Educação Infantil, além de articular recursos pedagógicos para a consulta e subsídios aos profissionais docentes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9813-8352pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549198650735925pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5145-5131pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0180-5153pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289557565668912pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5145-5131pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Daniela Macedo de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8018-3163pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290411245922793pt_BR
dc.contributor.referee3Pedroso, Daniele Saheb-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1317-6622pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1847444525051213pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criancanaturezaeducacaoambiental.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
criancanaturezaeducacaoambiental_produto.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons