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dc.creatorBail, Rosângela de França-
dc.date.accessioned2024-05-07T13:18:09Z-
dc.date.available2024-05-07T13:18:09Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationBAIL, Rosângela de França. The usability of immersive technology: a teaching proposal for the technical and technological training of the Fire Department of Paraná State, Brazil. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33822-
dc.description.abstractThe usability of Immersive Technologies, represented in this work by Virtual Reality (VR), Augmented Reality (AR) and Mixed Reality (MR), has become essential in several activities, gaining greater prominence after the SARS-CoV-2 pandemic. Since then, the use of these technologies for training has increased considerably and has become fundamental in the teaching-learning process. In specific scenarios, such as disaster management, for example, these technologies allow the simulation, study and early application of risk events and emergencies, enhancing the quality of saving lives in real situations. This study investigated the usability of the FLAIM Trainer Virtual Reality (VR) tool as an Immersive Technology for additional training of the Military Fire Department of the State of Paraná. Initially, a systematic review of the literature was carried out, using software and methodologies for organizing, classifying, and filtering bibliographic material, followed by data collection, analysis, and action research. The results of this research demonstrated that Immersive Technology is essential for a continuous, efficient and effective training of firefighters, allowing the simulation of environments and practical occurrences, providing realistic experiences, such as fires and risk situations, assisting in training for future actions, enhancing preparation for face risk situations more effectively, thus, contributing to develop a proposal for a teaching approach for technological technical training of the Military Fire Department. This research may be relevant to the following areas: production engineering, education, artificial intelligence, simulations and training, and cognitive psychology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDesastrespt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectCorpo de bombeirospt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectDisasterspt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectFire departmentspt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.titleThe usability of immersive technology: a teaching proposal for the technical and technological training of the Fire Department of Paraná State, Brazilpt_BR
dc.title.alternativeA usabilidade da tecnologia imersiva: uma proposta de ensino para a capacitação técnica e tecnológica do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, Brasilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA usabilidade das Tecnologias Imersivas, representadas nesse trabalho pela Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM), tornou-se essencial em diversas atividades, ganhando maior destaque após a pandemia do SARS-CoV-2. Desde então, o uso dessas tecnologias para treinamentos para a formação aumentou consideravelmente e tornou-se fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Em cenários específicos, como a gestão de desastres, por exemplo, essas tecnologias permitem a simulação, estudo e aplicação antecipada de eventos de risco e emergências, aprimorando a qualidade de salvaguardar vidas em situações reais. Este estudo investigou a usabilidade da ferramenta de Realidade Virtual (RV) FLAIM Trainer como uma Tecnologia Imersiva para o treinamento complementar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, utilizando software e metodologias para organizar, classificar e filtrar material bibliográfico, seguida pela coleta, análise e pesquisa-ação de dados. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a Tecnologia Imersiva é essencial para um treinamento contínuo, eficiente e eficaz de bombeiros, permitindo a simulação de ambientes e ocorrências práticas, proporcionando experiências realistas, como incêndios e situações de risco, auxiliando no treinamento para futuras ações, melhorando a preparação para enfrentar situações de risco de forma mais eficaz, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma proposta de abordagem de ensino para o treinamento técnico tecnológico do Corpo de Bombeiros Militar. Esta pesquisa pode ser relevante para as seguintes áreas: engenharia de produção, educação, inteligência artificial, simulações e treinamento, e psicologia cognitiva.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3632-7430pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7919509070965489pt_BR
dc.contributor.advisor1Michaloski, Ariel Orlei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201pt_BR
dc.contributor.referee1Michaloski, Ariel Orlei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5802-3764pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3016288410389201pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Adriane Marie Salm-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8536-1942pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9997774512162913pt_BR
dc.contributor.referee3Paulo, Anderson Caetano-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7410-5110pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8496217600578214pt_BR
dc.contributor.referee4Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.referee5Heldal, Ilona-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-1149-8820pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttps://orcid.org/0000-0003-1149-8820pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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