Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFochesatto, Sandroney-
dc.date.accessioned2024-05-10T17:11:27Z-
dc.date.available2024-05-10T17:11:27Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationFOCHESATTO, Sandroney. Território e desenvolvimento: o movimento das cidades educadoras. 2024. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33825-
dc.description.abstractContemporary society, with a primary focus on economic development, has generated significant social inequality. Additionally, there is an increasing trend of population concentration in urban areas, putting pressure on sectors such as health, infrastructure, mobility, security, education, among others. In this context, education plays a crucial role in the transformation of a fair and egalitarian society. In 1990, the Charter of Educating Cities was established, containing 20 guiding principles that should govern the educational initiatives of the signatory cities. In 1994, the International Association of Educating Cities (Aice) was founded, aiming to be a collaborative structure among the governments of member cities to develop education within their territories. This involves actions, projects, programs, among other initiatives, based on the guiding principles and utilizing various urban spaces. The objective of this research is to analyze the practices implemented by Brazilian cities associated with AICE, in order to assess the landscape of ongoing initiatives with the goal of replicating them in other contexts. To achieve this, a theoretical framework will be developed to support a case study, using documentary data and a questionnaire. The questionnaire was administered to municipalities belonging to REBRACE - the Brazilian Network of Educating Cities, with entry up to December 2022, considering that more recent members have not yet fully consolidated within AICE. The questionnaire was electronically distributed through the Access to Information Act, using the respective e-SIC - Electronic System of the Citizen Information Service of each municipality in the sample. Following the analytical stage, it can be concluded that the respondent municipalities have various ongoing practices, almost all of which incorporate the guiding principles and are implemented in diverse urban spacespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectAdministração municipalpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducation - Policital aspectspt_BR
dc.subjectEducation - Philosophypt_BR
dc.subjectEducational sociologypt_BR
dc.subjectMunicipal governmentpt_BR
dc.subjectEducational indicatorspt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.titleTerritório e desenvolvimento: o movimento das cidades educadoraspt_BR
dc.title.alternativeTerritory and development: the movement of educational citiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA sociedade atual, com foco principal no desenvolvimento econômico, tem produzido elevada desigualdade social. Constata-se uma tendência crescente de concentração da população nas áreas urbanas, pressionando áreas como: saúde, infraestrutura, mobilidade, segurança e educação, entre outras. Neste contexto, a educação ocupa papel fundamental para a transformação em uma sociedade justa e igualitária. Em 1990, foi firmada a Carta das Cidades Educadoras, contendo vinte princípios norteadores que devem reger o impulso educativo das cidades signatárias. Em 1994, foi fundada a Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), visando ser uma estrutura de colaboração entre os governos das cidades-membros para desenvolver a educação em seu território por meio de ações, projetos, programas, dentre outros, tendo os princípios norteadores da Carta como fundamento e utilizando-se de diferentes espaços urbanos. Assim, objetiva-se analisar as práticas desenvolvidas por cidades brasileiras associadas à Aice, de modo a diagnosticar um panorama das iniciativas em execução, visando sua replicação em outros contextos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo do referencial teórico que deu suporte a um estudo de caso, a partir de dados documentais e aplicação de questionário. O questionário foi aplicado nos municípios pertencentes à Rebrace – Rede Brasileira de Cidades Educadoras - cujo ingresso tenha se dado até dezembro de 2022, considerando que os ingressantes mais recentes ainda não se consolidaram enquanto membros da Aice. A aplicação do questionário ocorreu de forma eletrônica, com base na Lei de Acesso à Informação e no e-SIC - Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão de cada município pertencente ao campo amostral. Após a etapa analítica, foi possível concluir que os municípios respondentes possuem diversas práticas em execução, nas quais estão presentes quase a totalidade dos princípios norteadores, e estas são executadas em diversificados espaços urbanospt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0004-3192-4609pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4386008566452252pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0693-7377pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988999957558159pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bacila, Maria Silvia-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0953-7106pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5897077507024436pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Alceli Ribeiro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2256-2915pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7280089127866846pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0693-7377pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988999957558159pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Isaura Alberton de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7450-5579pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
territorioedesenvolvimentocidadeseducadoras.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
territorioedesenvolvimentocidadeseducadoras_produto.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons