Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSefstroem, Gilsemar-
dc.date.accessioned2018-09-04T15:51:31Z-
dc.date.available2018-09-04T15:51:31Z-
dc.date.issued2018-05-15-
dc.identifier.citationSEFSTROEM, Gilsemar. Sequência didática com atividades investigativas para o ensino e a aprendizagem de magnetismo no ensino médio. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3419-
dc.description.abstractThis work aimed to develop a didactic sequence as a strategy for the teaching and learning process of the electromagnetism content. The work was developed in a state public school in the western part of Paraná and it had as target audience students of a third year high school class. In this context, investigative activities were applied, taking into account that our students are not unique, so one can not have a single way to learn or teach. The theoretical basis of this research is based on a cognitive approach. The purpose of this didactic sequence was to offer tools that help teachers to interpret and better understand what can be done in this field, based on the idea of offering a quality education capable of promoting the learning of our students. In the implementation, some aspects, directly or indirectly, had a positive influence on the success of this work. We can highlight points such as: the great receptivity that the investigative activities had for most of the students, through the interest and participation during the classes, mainly some that never participate. They started questioning, interacting with the group and the teacher during the activities, seeking to expand, report and compare everyday situations with what was seen in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectMagnetismpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectElectromagnetismpt_BR
dc.titleSequência didática com atividades investigativas para o ensino e a aprendizagem de magnetismo no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática como uma estratégia para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de eletromagnetismo. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública estadual do oeste do Paraná e teve como público alvo alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio. Neste contexto, foram aplicadas atividades investigativas, levando em consideração que nossos alunos não são únicos, logo não se pode ter uma única forma de aprender ou ensinar. O embasamento teórico desta pesquisa se apoia em uma abordagem cognitivista. A finalidade dessa sequência didática consistiu em oferecer instrumentos que servissem de ferramentas que ajudem outros professores a interpretar e conhecer melhor o que se pode fazer neste âmbito, fundamentado na ideia de oferecer um ensino de qualidade capaz de promover a aprendizagem de nossos alunos. Na implementação, alguns aspectos que direta ou indiretamente, influenciaram positivamente no sucesso desse trabalho. Podemos destacar pontos como: a grande receptividade que as atividades investigativas tiveram por grande parte dos alunos, através do interesse e participação manifestada durante as aulas, principalmente alguns que nunca se manifestavam, passaram a questionar, interagindo com o grupo e o professor durante as atividades, buscando ampliar, relatar e comparar situações cotidianas com o que foi visto em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245466890973258pt_BR
dc.contributor.advisor1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.referee1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee2Dalmolin, Fabrício Tronco-
dc.contributor.referee3Ivashita, Flávio Francisco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoaprendizagemmagnetismo.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoaprendizagemmagnetismo_produto.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.