Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOpolinski, Poliana Fonseca-
dc.date.accessioned2024-08-17T14:39:54Z-
dc.date.available2024-08-17T14:39:54Z-
dc.date.issued2024-06-04-
dc.identifier.citationOPOLINSKI, Poliana Fonseca. O percurso de aquisição da escrita como construto de tecnologia cognitiva. 2024. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34507-
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the process literacy learners go through to acquire the cognitive tools needed to produce texts at the end of the first cycle of elementary school, using linguistic resources appropriate to the symbolic representations they wish to record in written form. The theoretical foundations start from an understanding of writing as a technology (VARGAS, 2001; VIEIRA PINTO, 2005; ORTEGA Y GASSET, 2009, CUPANI, 2016), and, more specifically, as a cognitive technology (LÉVY, 1993; DASCAL, 2002). As well as, we follow the particularities of the written modality using the propositions of de Auroux (1992), Gnanadesikan (2009), Xavier (2013) and the concept of metalanguage and its implications for the acquisition process (CULIOLI, 1995; ROMERO, 2011), understanding it also as cognitive technology. The methodology is based on quantitative and qualitative analysis of data from children from 1st to 4th grade from a public and private school, provided by GEALE, a study group at the University of Pelotas in Rio Grande do Sul. The data was organized into categories, identifying metalinguistic elements that the literate child needs to master in order to acquire writing: word segmentation, punctuation, referencing and connectors. With these categories, it is possible to identify a path that the child goes through before acquiring writing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMetalinguagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCognição em criançaspt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectMetalanguagept_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectCognition in childrenpt_BR
dc.subjectChildren - Writingpt_BR
dc.titleO percurso de aquisição da escrita como construto de tecnologia cognitivapt_BR
dc.title.alternativeThe acquisition of writing as a cognitive technology constructpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho tem o objetivo de analisar o processo que alfabetizandos realizam ao adquirir as ferramentas cognitivas para, ao final do primeiro ciclo do ensino fundamental, produzirem textos com recursos linguísticos adequados às representações simbólicas que desejam registrar na forma escrita. As fundamentações teóricas partem da compreensão da escrita como uma tecnologia (VARGAS, 2001; VIEIRA PINTO, 2005; ORTEGA Y GASSET, 2009, CUPANI, 2016) e, mais especificamente, como uma tecnologia cognitiva (LÉVY, 1993; DASCAL, 2002). Também, seguimos às particularidades da modalidade escrita utilizando as proposições de Auroux (1992), Gnanadesikan (2009), Xavier (2013) e, assim, adentramos ao conceito de metalinguagem e suas implicações no processo de aquisição (CULIOLI, 1995; ROMERO, 2011), compreendendo-na também como tecnologia cognitiva. A metodologia é constituída com base na análise quantitativa e qualitativa de dados de crianças de 1ª à 4ª série, de escola pública e privada, cedidos pelo GEALE, grupo de estudos da Universidade de Pelotas, do Rio Grande do Sul. A organização dos dados foi apoiada em categorias elencadas, identificando elementos metalinguísticos que necessitam de domínio do alfabetizando para a aquisição da escrita, sendo: segmentação de palavras, pontuação, referenciação e conectores. Com essas categorias, é possível identificarmos um percurso pelo qual a criança perpassa até que adquira a escrita.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0006-9391-4611pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4220547777802388pt_BR
dc.contributor.advisor1Finau, Rossana Aparecida-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0009-0008-0419-0506pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152070189347993pt_BR
dc.contributor.referee1Prim, Cristina de Souza-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7199-313Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4279079570701514pt_BR
dc.contributor.referee2Miyaki, Cristina Yukie-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0757-9014pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9771854018919441pt_BR
dc.contributor.referee3Finau, Rossana Aparecida-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0009-0008-0419-0506pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152070189347993pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aquisicaoescritatecnologiacognitiva.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons