Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3454
Título: Maximizando lucros e minimizando perdas: tópicos de programação linear com aplicações e perspectivas para o ensino
Título(s) alternativo(s): Maximizing profits and minimizing losses: linear programming topics with applications and prospects for teaching
Autor(es): Ferreira, Rodrigo Moraes
Orientador(es): Begiato, Rodolfo Gotardi
Palavras-chave: Pesquisa operacional
Programação linear
Solução de problemas
Programação (Matemática)
Métodos gráficos
Empreendedorismo
Matemática - Ensino e estudo
Matemática
Operations research
Linear programming
Problem solving
Programming (Mathematics)
Graphic methods
Entrepreneurship
Mathematics - Study and teaching
Mathematics
Data do documento: 17-Fev-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Rodrigo Moraes. Maximizando lucros e minimizando perdas: tópicos de programação linear com aplicações e perspectivas para o ensino. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Este trabalho inicialmente apresenta de forma introdutória a importância e aplicações da área de Pesquisa Operacional, enfatizando os Problemas de Programação Linear com exemplos de situações envolvendo maximização e minimização. O Método Gráfico geralmente é usado como solução de problemas com duas variáveis enquanto o Método Simplex é mais versátil em relação a quantidade de variáveis. Ao final é apresentada uma proposta de abordagem de Problemas de Programação Linear nas aulas de Ensino Médio, incluindo, no contexto, o tema do empreendedorismo.
Abstract: This work initially introduces the importance and applications of the area of Operational Research, emphasizing Linear Programming Problems with examples of situations involving maximization and minimization. The Graphical Method is usually used as a two-variable problem solving while the Simplex Method is more versatile in relation to the number of variables. Finally, a proposal is presented to approach Linear Programming Problems in High School classes, including, in the context, the theme of entrepreneurship.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3454
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Ferreira, Rodrigo Moraes_2017.pdf563,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.