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Título: Lado A e lado B do teletrabalho: uma análise da percepção dos servidores públicos durante e após a COVID-19
Título(s) alternativo(s): Side A and side B of teleworking: an analysis of the perception of public servants during and after COVID-19
Autor(es): Dantas, Keylla
Orientador(es): Piana, Janaina
Palavras-chave: Teletrabalho
Administração pública
Universidades e faculdades públicas
Servidores públicos
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Teletrabalho - Legislação - Brasil
Telecommuting
Public administration
Public universities and colleges
Public officers
COVID-19 Pandemic, 2020-
Telecommuting - Law and legislation - Brasil
Data do documento: 16-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DANTAS, Keylla. Lado A e lado B do teletrabalho: uma análise da percepção dos servidores públicos durante e após a COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Com o progresso tecnológico em constante evolução, estão emergindo novos métodos de trabalho, incluindo o teletrabalho que ganhou destaque e disseminação, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Durante esse período, houve a imposição de que as pessoas realizassem suas atividades laborais a partir de suas residências, visando contera propagação do vírus. A partir disso, a gestão pública inteirou-se dessa modalidade de trabalho também após o período pandêmico. Embora o teletrabalho na administração pública não seja uma novidade, a intensificação de pesquisas nessa área se deu de forma mais acentuada recentemente. Esta pesquisa busca compreender: Como evoluiu o teletrabalho no serviço público durante e após a pandemia Covid-19? Para responder a essa pergunta realizou-se uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo na Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A coleta de dados se deu por meio de entrevistas abertas semiestruturadas e análise de documentos, com 11 entrevistados no ano de 2023. Dentre os resultados encontraram-se como vantagens do teletrabalho a flexibilidade de horários, melhor qualidade de vida, autonomia para organizar tarefas, melhoria da produtividade, redução dos custos para a universidade e para o servidor, maior interação familiar, menos estresse em deslocamentos, menos interrupções, menor absenteísmo, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e redução da poluição. Para as desvantagens do teletrabalho, conflito trabalho e vida familiar, falta de treinamento específico, isolamento social e descontrole da carga de trabalho. As mudanças nas atividades laborais remotas dos servidores estão divididas entre durante e após a Covid-19. Em suma, inicialmente (antes do decreto da pandemia), 9 instituições públicas adotavam o teletrabalho. Já durante a pandemia, o trabalho remoto foi implementado de forma forçada, sem planejamento prévio, exigindo rápida adaptação ao uso de redes sociais e plataformas de reunião. Após o fim da pandemia, o teletrabalho foi mantido por meio da adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD), com a utilização de sistemas como o Polare para o acompanhamento de metas e resultados. As mudanças legais do teletrabalho no âmbito público por meio de decretos, instruções normativas e portarias durante e após a Covid-19, evoluíram para uma Administração Pública mais voltada para uma gestão por resultados. O papel das TICs foi essencial para essa evolução do teletrabalho durante e após a Covid-19 pois sem a tecnologia não seria possível a efetivação dele. Além disso, discutiu-se quesitos como o uso da IA para facilitação de trabalhos e celeridade nos processos. Outra questão abordada foi a segurança de dados, que deve estar em conformidade com as leis. É essencial investir continuamente em cibersegurança para garantir a proteção da informação. Alguma das sugestões de melhoria englobam monitoramento contínuo por meio de acompanhamento e feedback, investimento em treinamento, colaboração dos envolvidos no teletrabalho e adaptações do sistema de controle utilizado.
Abstract: With technological progress constantly evolving, new working methods are emerging, including teleworking, which has gained significant prominence and dissemination, especially during the Covid-19 pandemic. During this period, people were required to carry out their work activities from their homes, aiming to contain the spread of the virus. From this, public management learned about this modality of work also after the pandemic period. However, since this is a recent topic in public management and with few studies, this research seeks to understand: How has teleworking evolved in the public service during and after the Covid-19 pandemic? To answer this question, qualitative research was carried out based on a case study at the Dean of Planning (PROPLAN) at the Federal University of Southern Bahia (UFSB). Data collection took place through open semistructured interviews and document analysis, with 11 interviewees in the year 2023. Among the results, the advantages of teleworking were found to be flexible schedules, better quality of life, autonomy to organize tasks, improved productivity, reduced costs for the university and the server, greater family interaction, less stress when traveling, less interruptions, lower absenteeism, work-life balance and reduced pollution. The disadvantages of teleworking include work-family conflict, lack of specific training, social isolation and uncontrolled workload. Changes in employees’ remote work activities are divided between before, during and after Covid-19. In short, initially (before the pandemic was declared), few organizations adopted teleworking. During the pandemic, remote work was implemented forcedly, without prior planning, requiring quick adaptation to the use of social networks and meeting platforms. After the end of the pandemic, teleworking was maintained through adherence to the Management and Performance Program (PGD), using systems such as Polare to monitor goals and results. Legal changes in telecommuting within the public sector through decrees, normative instructions, and ordinances during and after COVID-19 evolved towards a more results-oriented public administration. The role of ICTs was essential for this evolution of teleworking during and after Covid-19, as without technology it would not have been possible to carry it out. Furthermore, issues such as the use of AI to facilitate work and speed up processes were discussed. Another issue addressed was data security, which must comply with laws. It is essential to continually invest in cybersecurity to ensure information protection. Some of the suggestions for improvement include continuous monitoring through follow-up and feedback, investment in training, collaboration from those involved in telecommuting, and adaptations of the control system used.
Descrição: Acompanha produção técnica: Relatório Técnico - Efetividade do Projeto-Piloto de Teletrabalho na UFSB sob a ótica da PROPLAN
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34699
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

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