Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34960
Título: Tirinhas como recurso didático para o ensino de química
Título(s) alternativo(s): Comic strips as a didactic resource for teaching Chemistry
Autor(es): Ihabuinski, Rubine Andressa
Orientador(es): Tondo, Daniel Walker
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Histórias em quadrinhos na educação
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Comic books, strips, etc., in education
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: IHABUINSKI, Rubine Andressa. Tirinhas como recurso didático para o ensino de química. 2024. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024.
Resumo: O presente trabalho foi escrito no contexto formativo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira. Dessa forma, o trabalho teve por objetivo elaborar um produto educacional do tipo Manual de utilização de tirinhas como recurso de ensino de Química no Ensino Médio. O manual contém orientações e sugestões de como usar as tirinhas na prática docente, seguido das tirinhas criadas. As tirinhas presentes no manual foram submetidas à apreciação de uma turma de estudantes do Ensino Médio, e de acordo com as respostas obtidas, constituem um recurso didático instigador, levando o estudante a fazer relações, contextualizações e ter mais interesse pelos conhecimentos escolares, com sua aplicação melhor direcionada para revisão e/ou avaliações. Em suma, o docente tem a liberdade de fazer a escolha do momento que considerar adequado para seu uso. Nesta perspectiva, o manual tem potencial como recurso para contribuir nas aulas do componente curricular de Química.
Abstract: This work was written in the training context of the Professional Master's Degree in Chemistry on a National Network (PROFQUI) offered by the Federal Technological University of Paraná, Medianeira campus. Thus, the aim of the work was to develop an educational product of the type Manual for using comic strips as a resource for teaching Chemistry in High School. The manual contains guidelines and suggestions on how to use the comic strips in teaching practice, followed by the comic strips created. The comic strips present in the manual were submitted to the appreciation of a class of high school students, and according to the responses obtained, they constitute an instigating didactic resource, leading the student to make relationships, contextualizations and have more interest in school knowledge, with its application better targeted for review and/or evaluations. In short, the teacher has the freedom to choose the moment he considers appropriate for its use. From this perspective, the manual has potential as a resource to contribute to classes in the Chemistry curricular component.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34960
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tirinhasrecursoensinoquimica.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tirinhasrecursoensinoquimica_produto.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons