Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMicolino, Andressa Luana-
dc.date.accessioned2025-01-15T16:02:14Z-
dc.date.available2025-01-15T16:02:14Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationMICOLINO, Andressa Luana. O ensino do número de Euler. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35790-
dc.description.abstractThis study investigates Euler’s number, highlighting its relevance both in mathematics and in practical applications, such as financial mathematics and the study of natural phenomena. The main objective is to propose innovative teaching strategies to facilitate the understanding of this concept in Basic Education. The research includes a theoretical review of its historical development, an analysis of its treatment in textbooks and national exams, and the development of an educational resource in the form of a game based on progressive challenges. The results suggest that the use of interactive approaches enhances the comprehension of abstract mathematical concepts, aligning with the requirements of the National Common Curricular Base (BNCC) and the National High School Exam (ENEM).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectNúmero de Eulerpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEuler’s numberspt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectBusiness mathematicspt_BR
dc.titleO ensino do número de Eulerpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Euler's numberpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o número de Euler, destacando sua relevância tanto na matemática quanto em aplicações práticas, como na matemática financeira e no estudo de fenômenos naturais. O objetivo principal é propor estratégias didáticas inovadoras para facilitar o ensino desse conceito na Educação Básica. A pesquisa inclui uma revisão teórica sobre seu desenvolvimento histórico, análise de sua abordagem em livros didáticos e exames nacionais, e o desenvolvimento de um recurso educacional em formato de jogo baseado em desafios progressivos. Os resultados sugerem que o uso de abordagens interativas contribui para a compreensão de conceitos matemáticos abstratos, alinhando-se às exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0002-9853-2912pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501936115264482pt_BR
dc.contributor.advisor1Probst, Roy Wilhelm-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483pt_BR
dc.contributor.referee1Krindges, André-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2575-9315pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee2Probst, Roy Wilhelm-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, João Luis-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8388-4902pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719190119956611pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinonumeroeuler.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons