Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBortolli, Luiz Olivio-
dc.date.accessioned2018-11-28T13:08:55Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-11-28T13:08:55Z-
dc.date.issued2007-07-04-
dc.identifier.citationBORTOLLI, Luiz Olivio. Análise das mudanças de processos e dos benefícios gerados com a implementação do RECOF automotivo. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3598-
dc.description.abstractWith the globalization phenomenon, it opened very promising exportation market for the Brazilian industries, especially in the automotive segment. To be really competitive, beyond the low cost of the manpower, it is very important that it has the possibility to reduce the costs of raw material and components. With the fall of customs barriers, that leads companies to the intensification of foreign commerce and demands greater reduction of bureaucracy in the customs processes, aiming at the reduction of logistics costs and tributes. Brazil hosts currently, the main worldwide groups of the automotive segment, which develops the exports in this market. A recent study of the World Bank demonstrates that while the Brazilian products take, in average, 39 days to get permits, whereas in the remaining of the world, this process is around 27 days. To solve this problem, customs regimen RECOF appeared in 1997 for the Information Systems and Telecommunications business, and in 2002 for the automotive and aeronautical business. The objective of the present survey is to analyze the process changes and benefits generated by the automotive RECOF implementation. This survey is regarded as an applied and exploratory, inasmuch the methodological procedure was a case study. The main advantages achieved by this regimen are represented by the reduction of the logistics costs and the return of the capital used in the payment of the incident taxes to purchase raw materials and components.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectCusto industrialpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectIsenção tributáriapt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectCosts, Industrialpt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectTax exemptionpt_BR
dc.titleAnálise das mudanças de processos e dos benefícios gerados com a implementação do RECOF automotivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o irreversível fenômeno da globalização, se abriu um mercado de exportação muito promissor para as indústrias brasileiras, especialmente no segmento automotivo. Para ser realmente competitivo, além do baixo custo da mão-de-obra, é imperioso que se tenha a possibilidade de reduzir os custos de matéria-prima e componentes. A quebra de barreiras alfandegárias, que conduz as empresas à intensificação do comércio exterior exige maior desburocratização dos processos aduaneiros, visando à redução de custos logísticos e tributários. O Brasil abriga atualmente os principais grupos mundiais do segmento automobilístico, o que incrementa as exportações no setor. Recente estudo do Banco Mundial demonstra que enquanto os produtos brasileiros demoram, em média, 39 dias para serem liberados, no restante do mundo esta demora é em torno de 27 dias. Para solucionar este problema, surgiu em 1997 o regime aduaneiro RECOF, para os segmentos de informática e telecomunicações, o qual em 2002 foi adotado para os segmentos automobilístico e aeronáutico. O objetivo dessa pesquisa é analisar as mudanças de processos e os benefícios gerados com a implementação do RECOF automotivo. Trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, em que o procedimento metodológico utilizado foi o estudo de caso. As principais vantagens proporcionadas por este regime são a redução dos custos logísticos e do capital de giro empregado no pagamento de impostos incidentes na compra de matérias-primas e componentes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906300471562261pt_BR
dc.contributor.advisor1Hatakeyama, Kazuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1365035677484069pt_BR
dc.contributor.referee1Hatakeyama, Kazuo-
dc.contributor.referee2Queiroz, Abelardo Alves-
dc.contributor.referee3Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.referee4Marçal, Rui Francisco Martins-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Bortolli, Luiz Olivio_2007.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
401,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.