Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Rafael-
dc.date.accessioned2018-11-29T19:04:06Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-11-29T19:04:06Z-
dc.date.issued2007-12-18-
dc.identifier.citationSOARES, Rafael. Modelo de aquisição de pneus no setor de transporte rodoviário de cargas baseado no apoio multicritério a decisão. 2007. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3617-
dc.description.abstractThe present work considers an organization model of pertinent criteria to the process of decision in tires selection. The model considers the necessities of the transport road companies, analyzing the cost benefit. The proposal is destined to the segment of road transport which has significant importance in national scene, because represents more than 60% of the total of loads carried in Brazil. The study presents an alternative of measure and inclusion of criteria at the cost of purchase in the process of decision to selection and buying of tires. The study selected criteria that impact in the operations of these companies and esteem values for each one analyzing the importance to the goals and the demands of the company. The work presents the consequence of the maintenance cost in the final cost in detriment of the priority given to the price for acquisition (acquisition cost). The study was based in information of a company of the segment of road load transport data base and the criteria measure was based in the organization priorities at looking for the best cost benefit. To simulate resulted using differentiated esteem, a support tool to the decision process was applied. The simulations that consolidated the organization proposal allowed comparing results in the final cost, showing differences in the result for different considerations and balances.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectPneumáticos - Aquisiçãopt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectTires, Rubber - Acquisitionpt_BR
dc.subjectTruckingpt_BR
dc.subjectMultiple criteria decision makingpt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.titleModelo de aquisição de pneus no setor de transporte rodoviário de cargas baseado no apoio multicritério a decisãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe um modelo de hierarquização de critérios pertinentes ao processo de tomada de decisão na aquisição de pneus, levando-se em conta as necessidades operacionais das empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas e a otimização da relação custo benefício. A proposta destina-se ao segmento de transporte rodoviário devido sua importância significativa no cenário nacional, representando mais de 60% do total das cargas transportadas no Brasil. O estudo apresenta alternativa de estimação e inclusão de critérios relativos ao custo de compra no processo de decisão para seleção e aquisição de pneus. O estudo selecionou critérios que tem impacto nas operações destas empresas e estimou valores para cada um deles conforme a importância em relação às metas e as demandas da empresa e do decisor. Demonstra o reflexo dos custos referentes à manutenção no custo final em detrimento da primazia dada ao preço para aquisição (custo de aquisição). O estudo baseou-se em informações colhidas em banco de dados de uma empresa do segmento de transporte rodoviário de cargas e a estimação baseou-se nas prioridades da organização na busca de otimização da relação custo benefício. Para simular resultados utilizando estimação diferenciada, aplicou-se uma ferramenta de apoio à decisão multicritério. As simulações que consolidaram a hierarquia proposta permitiu comparar resultados em relação ao custo final, mostrando diferenças no resultado quando da consideração e ponderação dos múltiplos critérios.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6246309120186642pt_BR
dc.contributor.advisor1Marçal, Rui Francisco Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542917168861854pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Ana Lúcia Hazin-
dc.contributor.referee2Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee4Marçal, Rui Francisco Martins-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Soares, Rafael_2007.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.