Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorba, Leonardo Costa de-
dc.date.accessioned2025-04-15T20:47:41Z-
dc.date.available2025-04-15T20:47:41Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationBORBA, Leonardo Costa de. Proposta de ebook dinâmico e interativo para o ensino de função quadrática. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36545-
dc.description.abstractThis work develops a proposal for an interactive and dynamic ebook for teaching quadratic functions in high school. The proposal is based on the principles of the use of technology, interactivity, analysis of student performance in large-scale tests and recommendations based on these tests. The work discusses how the ebook was constructed and based on what methodologies it was designed and structured. As a tool for producing interactive teaching material, we use a markup language called PreTeXt, which has the necessary resources to produce interactive materials, integrating tools such as Desmos and GeoGebra. For methodological development, we took into account students’ mistakes and successes in the Paraná Test, recommendations based on PISA results, and official documents such as the BNCC and SAEB Reference Matrices, and we were inspired by Active Methodologies and guided by Bloom’s Taxonomy . With this work we present a teaching proposal for students from a generation born with technology, who do not seem to have much interest in physical books and who are used to interacting with informational content available on the internet. The proposed material is available at: https://leonardocosbor.github.io/Fun-o-Quadr-tica/minimal-2.html (click here).pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEquações quadráticas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros eletrônicos - Matemáticapt_BR
dc.subjectMultímidia interativapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEquations, Quadratic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectElectronic books - Mathematicspt_BR
dc.subjectInteractive multimediapt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleProposta de ebook dinâmico e interativo para o ensino de função quadráticapt_BR
dc.title.alternativeProposal of a dynamic and interactive ebook for teaching the quadratic functionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve uma proposta de ebook interativo e dinâmico para o ensino de função quadrática para o ensino médio. A proposta é baseada nos princípios do uso de tecnologia, da interatividade, da análise dos desempenhos dos estudantes em testes de larga escala e recomendações baseadas nesses testes. O trabalho discorre sobre a forma como o ebook foi construído e a partir de que metodologias foi idealizado e estruturado. Como ferramenta para produção do material didático interativo, utilizamos uma linguagem de marcação chamada PreTeXt, que tem os recursos necessários para produzir materiais interativos, integrando ferramentas como o Desmos e o GeoGebra. Para o desenvolvimento metodológico, levamos em conta os erros e acertos dos estudantes na Prova Paraná, recomendações baseadas nos resultados do PISA, e documentos oficiais como a BNCC e Matrizes de Referência do SAEB, e fomos inspirados nas Metologias Ativas e direcionados pela Taxonomia de Bloom. Com este trabalho apresentamos uma proposta de ensino para os estudantes de uma geração nascida com a tecnologia, que não parece ter muito interesse em livros físicos e que está acostumada a interagir com o conteúdo informativo disponível na internet. O material proposto está disponível em: https://leonardocosbor.github.io/Fun-o-Quadr-tica/minimal-2.html (clique aqui).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-0544-748Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0612561848451717pt_BR
dc.contributor.advisor1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8038-7713pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727pt_BR
dc.contributor.referee1Adames, Márcio Rostirolla-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8038-7713pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544873170099727pt_BR
dc.contributor.referee2Baez Sanchez, Andres David-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3456-6761pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044875487251194pt_BR
dc.contributor.referee3Mesquita, Jaqueline Godoy-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1255-9384pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7249985370010988pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ebookdinamicofuncaoquadratica.pdf2,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons