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Título: Transferência de tecnologia para melhoria da interface entre equipes de manutenção: caso da Companhia Paranaense de Energia, Copel
Autor(es): Thomaz, Marcos Surian
Orientador(es): Kovaleski, João Luiz
Palavras-chave: Transferência de tecnologia
Gestão do conhecimento
Sistemas de energia elétrica
Manutenção
Technology transfer
Knowledge management
Electric power systems
Maintenance
Data do documento: 29-Jan-2009
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: THOMAZ, Marcos Surian. Transferência de tecnologia para melhoria da interface entre equipes de manutenção: caso da Companhia Paranaense de Energia, Copel. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.
Resumo: As organizações têm procurado aumentar seus lucros, cortar gastos e melhorar a produtividade. Os cortes de gastos exigem uma disponibilidade maior de máquinas e, consequentemente, de um esforço maior da área de manutenção. Quando esta área é composta por equipes diferentes, com material, ferramentas e conhecimentos técnicos (know-how) diferentes, estas equipes necessitam trabalhar de maneira eficaz e eficiente, a fim de cumprir o papel estratégico da manutenção. A presente pesquisa tem como objetivo propor uma sistematização do trabalho em conjunto de várias equipes de manutenção, com a finalidade de aprimorar este trabalho. A metodologia aplicada foi o estudo de caso na Companhia Paranaense de Energia, COPEL. Foram utilizados questionários para extrair as percepções dos integrantes de duas equipes de manutenção de subestações. Os entrevistados opinaram a respeito da viabilidade de implantação de várias ferramentas de Gestão de Interfaces, e também se a transferência de conhecimento entre as equipes pode aprimorar seu trabalho. Os resultados obtidos mostram que esta transferência de conhecimento realmente aprimora o trabalho, e também que as ferramentas de Gestão de Interfaces que podem ser aplicadas no caso são: Trabalho dos hefes intermediários; Formação conjunta de objetivos e metas; Evitar soluções extremas para resolver objetivos parciais; Reuniões de informação interna; Garantir a informação atualizada por meio de intercâmbio de informações; Cultura empresarial de apoio à cooperação; Planificação e controle de alvos; Criar equipes em grupos de trabalho; Valorizar a cooperação na contratação; Desenvolvimento de visões conjuntas para a organização; Aprender as diferenças entre as atividades através de uma maior formação; Programas de interação; Criação de sistemas de incentivo para apoiar a coordenação e Redução de distâncias por meio da descentralização. A partir destes resultados, conclui-se apresentando uma proposta de sistematização com nove itens, que abrangem todas as ferramentas mais apropriadas para o caso.
Abstract: Organizations have been trying to increase their profits, to cut of expenses and to improve productivity. Cuts of expenses demand a larger availability of machines and, consequently, a larger effort of the maintenance area. When this area is composed by different teams, with different materials, tools and know-how, these teams need to work in an effective and efficient way, in order to accomplish the strategic role of maintenance. The present work has the objective of propose a standardization of management of the interface among several maintenance teams, with the purpose of improving their job. The applied methodology was a case study in the Companhia Paranaense de Energia, COPEL. Questionnaires were used to extract the perceptions of the workers of two substations maintenance teams. The interviewed people gave their opinion about the viability of appliance of several interface management tools, and also if transference of knowledge between teams could improve their work together. Results shows us that this transference of knowledge really improves the work, and also the interface management tools that could be applied in the case are: Staff work; Joint formation of objectives and goals; Avoiding extreme solutions for partial or functional objectives; Internal information meetings; Securing up-to-date information on plans by information exchange; Co-operation supporting company culture; Milestone planning and monitoring; Teambuilding in task forces; Consideration of co-operation supporting characteristics in choosingpersonnel; Development of shared visions for the organization; Learning about differences in activities by further education; Organization interaction programmes; Incentive systems to support co-ordination and Distance reduction by decentralization. Considering these results, we conclude proposing a standardization with nine items which includes all the most appropriated tools for the case.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3672
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