Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3716
Título: Influência das técnicas de criatividade nos resultados de inovação em uma empresa do ramo metalúrgico em Ponta Grossa - PR
Título(s) alternativo(s): The influence of creativity techniques on innovation results in a company of the metalworking industry in Ponta Grossa - PR
Autor(es): Rodrigues, Jaqueline Fonseca
Orientador(es): Lima, Isaura Alberton de
Palavras-chave: Metalurgia
Inovações tecnológicas
Criatividade
Metallurgy
Technological innovations
Creative ability
Data do documento: 7-Dez-2009
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RODRIGUES, Jaqueline Fonseca. Influência das técnicas de criatividade nos resultados de inovação em uma empresa do ramo metalúrgico em Ponta Grossa - PR. 2009. 220 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a influência da adoção de técnicas de criatividade nos resultados de inovação em uma empresa do ramo metalúrgico. Especificamente, pretende-se verificar quantas e quais técnicas de criatividade usa - se formal ou informalmente na Organização, objeto deste estudo, identificar quantas e quais as inovações foram produzidas e apresentar os resultados das inovações produzidas na empresa, que tiveram origem a partir a adoção de técnicas de criatividade. Por fim, avaliar os resultados pesquisados. Para tanto, o estudo foi realizado com uma organização de grande porte, tendo como característica principal a inovação em produtos. As informações foram obtidas por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com o gestor responsável pela Coordenação de Desenvolvimento de Produtos. A pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, com abordagem predominantemente quali-quantitativa, utilizou como método de procedimento o estudo de caso. Os resultados apontaram que das 190 (cento e noventa) técnicas de criatividade apresentadas, o gestor tem conhecimento e experiência em 67 (sessenta e sete), porém para cada produto inovador são utilizadas efetivamente 02 (duas): o Brainstorming e a Técnica de Grupo Nominal. O tipo de influência que as técnicas de criatividade exercem nos resultados em inovação é percebido através da quantidade de novos produtos gerados anualmente, em média 03 (três). Observou-se que, o gestor tem clareza e conhecimento do tema de pesquisa apresentado, bem como dos resultados obtidos ao utilizar, juntamente com sua equipe de apoio, técnicas de criatividade para gerar novos produtos ou solucionar problemas existentes.
Abstract: This research aims to evaluate the influence of the adoption of creativity techniques in the innovation process in a company of the metalworking industry. Specifically, it is intended to verify how many and which creativity techniques are formally or informally used in the Company, subject of this research, and identify how many and what innovations were produced, and present the results of the innovations produced in the company, which originated from the adoption of creativity techniques. Finally, to evaluate the results investigated. For this reason, the study was conducted with a large organization, having as a main characteristic the innovation in its products. The information was obtained through questionnaires and semi-structured interviews with the manager in charge for the coordination of Product Development. The research, an exploratory-descriptive study with a predominantly qualitative and quantitative approach, used the case study as the method of procedure. The results showed that, from the 190 (one hundred ninety) creativity techniques presented, the manager has knowledge and experience on 67 (sixty seven), but for every innovative product only two (02) techniques are effectively used: Brainstorming and Nominal Group Technique. The type of influence that creativity techniques carry over innovation results is perceived by the amount of new products generated annually, an average of 03 (three). It was observed that the manager has knowledge on the theme of the research presented, and is aware of the results obtained by using together with his team the creativity techniques to generate new products or solve problems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3716
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Rodrigues, Jaqueline Fonseca_2009.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
7,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.