Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJankoski, Denise-
dc.date.accessioned2025-06-17T21:20:43Z-
dc.date.available2025-06-17T21:20:43Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationJANKOSKI, Denise. Conjuntos numéricos instigantes: propostas de atividades para desenvolver o pensamento computacional na educação básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37228-
dc.description.abstractThis work presents activities encompassing intriguing numerical sets, a pedagogical tool to develop computational thinking according to the general and specific competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) for Mathematics Education. Based on a well-founded structure that includes divisibility, prime numbers, perfect numbers, and amicable numbers, we investigate mathematical concepts through theorems, conjectures, and numerical patterns, establishing connections between theory and practice. We organize activities that stimulate problem-solving and understanding of concepts related to the addressed sets, using technological resources such as the digital soroban, GeoGebra, and GNU Octave. In this context, we propose detailed didactic sequences aligned with the BNCC, aiming to assist mathematics teachers in Basic Education conducting classes effectively and engagingly. The activities are contextualized and challenging, encouraging logical reasoning and creativity and enhancing computational thinking skills. The digital technologies used not only allow for exploring the beauty and complexity of the selected numerical sets but also highlight their relevance to the evolution of students’ scientific curiosity, preparing them for future challenges.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectNúmeros primospt_BR
dc.subjectNúmeros perfeitospt_BR
dc.subjectNúmeros amigáveispt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁbacopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectNumbers, Primept_BR
dc.subjectPerfect numberspt_BR
dc.subjectAmicable numberspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAbacuspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputer algorithmspt_BR
dc.titleConjuntos numéricos instigantes: propostas de atividades para desenvolver o pensamento computacional na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeIntriguing numerical sets: proposed activities to develop computational thinking in elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta atividades abrangendo conjuntos numéricos instigantes, empregados como ferramenta pedagógica para desenvolver o pensamento computacional de acordo com as competências gerais e específicas delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Matemática. Com base em uma estrutura bem fundamentada que inclui divisibilidade, números primos, números perfeitos e números amigáveis, investigamos conceitos matemáticos por meio de teoremas, conjecturas e padrões numéricos, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Organizamos atividades que estimulam a resolução de problemas e a compreensão de conceitos relacionados aos conjuntos abordados, usando recursos tecnológicos como o soroban digital, o GeoGebra e o GNU Octave. Neste contexto, propomos sequências didáticas detalhadas e alinhadas com a BNCC, com o objetivo de auxiliar os(as) professores(as) de matemática da Educação Básica a conduzir as aulas de forma eficaz e engajadora. As atividades são contextualizadas e desafiadoras, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade, além de aprimorar as habilidades de pensamento computacional. As tecnologias digitais utilizadas não apenas permitem explorar a beleza e a complexidade dos conjuntos numéricos selecionados, mas também destacam sua relevância para a evolução da curiosidade científica dos estudantes, preparando-os para desafios futuros.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-6152-9172pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232162436072049pt_BR
dc.contributor.advisor1Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9219-0811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Saito, Olga Harumi-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7079-4502pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924034629819476pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Gisele Teixeira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0877-4831pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760965601603304pt_BR
dc.contributor.referee2Sano, Mari-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3822-917Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848869483816504pt_BR
dc.contributor.referee3Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9219-0811pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conjuntosnumericospensamentocomputacional.pdf15,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons