Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3752
Título: Jogo computacional 3D em primeira pessoa: uma possibilidade para o ensino de química
Título(s) alternativo(s): 3D computational game in first person: a possibility for teaching chemistry
Autor(es): Ribas, Haroldo Luis
Orientador(es): Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogos para computador
Imagem tridimensional
Química - Aspectos ambientais - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino - Dissertações
Educational games
Computer games
Three-dimensional imaging
Chemistry - Environmental aspects - Study and teaching
Student teaching
Learning
Science - Social aspects
Social aspects
Educational technology
Science - Study and teaching - Dissertations
Data do documento: 25-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIBAS, Haroldo Luis. Jogo computacional 3D em primeira pessoa: uma possibilidade para o ensino de química. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Nas últimas duas décadas, a utilização dos computadores tem se intensificado no ambiente escolar. A tecnologia envolvida no ambiente computacional tornou-se indissociável do cotidiano dos estudantes, de forma que o lúdico ganhou importância, e os jogos computacionais tornaram-se rotina. A utilização de ferramentas educacionais, que associem ciência, tecnologia, aspectos sociais e ambientais com os conteúdos escolares, podem resultar em uma experiência inovadora do ponto de vista do aprendizado. Nesse contexto, este trabalho propõe o ensino e aprendizado dos aspectos ambientais da química e de conteúdos de físicoquímica, a partir de uma ferramenta de grande atratividade, o jogo 3D em primeira pessoa, desenvolvido como produto desta dissertação. O conteúdo escolar utilizado neste jogo, como base para as perguntas e as abordagens Ciência, Tecnologia, Sociedade, foi inspirado no livro Química Cidadã, Vol lI de 2012, do professor Wildson Santos, o qual corresponde aos conteúdos de físico-química. Para a construção do jogo foi utilizada a game engine Unity3D. Neste jogo, o aluno percorre ambientes abertos e fechados compostos por três fases: ambiente natural, cidade e indústria. O aluno responde às questões propostas em totens ao longo da sua jornada pelas fases, e as respostas corretas às questões propostas resultam em pontos. A correta destinação dos resíduos encontrados ao longo do caminho também resulta em pontos. Nesse trabalho foram feitas sete análises, todas apoiadas na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. A primeira análise utiliza as categorias preestabelecidas nesta dissertação, a segunda, terceira e quarta análises foram feitas utilizando, como categorias de análise, o conteúdo das tabelas 2.2, 3.3, 4.4, da dissertação de mestrado do professor Wildson Santos. A quinta análise verifica a presença no jogo das características descritas por Magdalena Bober para jogos computacionais no ensino. A sexta análise valida à presença das características que os bons jogos computacionais devem ter, segundo Liliana Passerino, e a sétima análise observa e ratifica a presença de aspectos que caracterizam ludicidade, segundo as considerações de Ângela Maluf, Raquel Pinho, Liliana Passerino. As análises feitas demonstram que o jogo atingiu os objetivos, abordando os conteúdos de química propostos dentro do enfoque CTS, as características descritas pelos autores citados e apresentando a ludicidade esperada. Na primeira análise realizada, feita a partir de categorias criadas para esta dissertação, observou-se uma menor incidência de ocorrências na categoria estímulo ao aprendizado de química, e tal deficiência servirá como base das ações que nortearão o aperfeiçoamento do jogo.
Abstract: In the last two decades, the use of computers has intensified in the school environment. The technology involved in the computational environment has become inseparable from students' everyday life, so that play has gained importance and computer games have become routine. The use of educational tools that combine science, technology, social and environmental aspects with school content can result in an innovative learning experience. In this context, this work proposes the teaching and learning of the environmental aspects of chemistry, and of the physical chemistry, from a tool of great attractiveness, the 3D game in the first person, developed as a product of this dissertation. The school content used in this game as a basis for the questions and approaches Science, Technology, and Society was inspired by the book Citizen Chemistry, Vol. LI 2012, by Professor Wildson Santos. The volume of the book used corresponds to the contents of physical chemistry. For the construction of the game was used the game engine Unity3D. In this game, the student walks through open and closed environments composed of 3 phases: Natural environment, city and industry. The student answers the questions proposed in totems along his journey through the phases, where correct answers to the proposed questions result in points. The correct destination of the residues found along the way also results in points. In this work, seven analyzes were performed, all of which follow Laurence Bardin's content analysis methodology. The first analysis uses the categories pre-tabulated by the master of this dissertation, the second third and fourth analyzes, were made using the categories of analysis, tables 2.2, 3.3, 4.4, of the master's thesis of Professor Wildson Santos. The fifth analysis verifies the presence in the game of the characteristics described by Magdalena Bober for computational games in the teaching, the sixth analysis, verifies the presence of the characteristics that the good computational games must have according to Liliana Passerino, the seventh analysis that verifies the presence of aspects that characterized by playfulness, according to the considerations of Ângela Maluf, Raquel Pinho, Liliana Passerino. The analyzes showed that the game achieved the objectives, addressing the proposed chemical contents within the CTS approach, the characteristics described by the cited authors and presenting the expected playfulness. In the first analysis, made from the categories created for this dissertation, it was observed a lower incidence of occurrences in the category stimulus to the learning of chemistry, this deficiency will serve as base of the actions that will guide the improvement of the game.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3752
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Ribas, Haroldo Luis_2018.pdf4,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons