Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Felipe-
dc.date.accessioned2019-02-01T16:58:51Z-
dc.date.available2019-02-01T16:58:51Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationBUENO, Felipe. Método para mapeamento tridimensional térmico aplicado à sistemas de auxílio ao condutor. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3778-
dc.description.abstractMost traffic accidents are caused by human failure. Among these accidents, many involve pedestrians. One way to minimize this scenario is to use driver assistance systems. Such systems could act to prevent the accident if they receive reliable and timely information about the environment in which the vehicle is located. The use of information from the infrared spectrum provides a privileged view of the environment, as it is not subject to noise related to lighting, smoke and fog. In this sense, the present work intends to evaluate the estimation of pedestrian distances, based on a method capable of generating a three-dimensional thermal model, which can serve as input for a driver assistance system. This model consists of a series of steps, such as acquisition of thermal images, calibration, stereo matching, and matching optimization. The result of the method establishes a depth map capable of defining distances up to the observed objects. A genetic algorithm was used to optimize the parameters of the matching step of the method. The distances of pedestrians were evaluated in varied scenarios, and the root mean squared error metric was used to compare the values obtained with the real ones. The results obtained were satisfactory for distances up to 10m, where an error of 12.59% was obtained. Applying this method to driver assistance systems could prevent collisions with pedestrians in collector roads (40km/h) and minimize impact on local (30km/h) and arterial (60km/h) roads.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotoristaspt_BR
dc.subjectVisão estereoscópicapt_BR
dc.subjectVisão por computadorpt_BR
dc.subjectAlgorítmos genéticospt_BR
dc.subjectMotor vehicle driverspt_BR
dc.subjectStereoscopic viewspt_BR
dc.subjectComputer visionpt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.titleMétodo para mapeamento tridimensional térmico aplicado à sistemas de auxílio ao condutorpt_BR
dc.title.alternativeMethod for three-dimensional thermal mapping applied to driver assistance systemspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA maioria dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Dentre estes acidentes, muitos envolvem pedestres. Uma forma de minimizar esse cenário consiste em utilizar sistemas de auxílio ao motorista. Tais sistemas poderiam atuar de forma a impedir o acidente, caso recebam informações confiáveis e em tempo hábil acerca do ambiente onde o veículo se encontra. A utilização de informações do espectro infravermelho possibilita uma visão privilegiada do ambiente, pois não está sujeita à ruídos relacionados à iluminação, fumaça e neblina. Nesse sentido, no presente trabalho propõe-se avaliar a estimativa de distâncias de pedestres, a partir de um método capaz de gerar um modelo tridimensional térmico, o qual pode servir como entrada para um sistema de auxílio ao condutor. Este modelo consiste numa série de etapas, sendo estas, aquisição das imagens térmicas, calibração, correspondência estéreo, e otimização da correspondência. O resultado do método estabelece um mapa de profundidade capaz de definir distâncias até os objetos observados. Foi utilizado um algoritmo genético para se otimizar os parâmetros da etapa de correspondência do método. Foram avaliadas as distâncias de pedestres em cenários variados, e utilizou-se a métrica da raiz do erro médio quadrático para se comparar os valores obtidos com os reais. Os resultados obtidos foram satisfatórios para distâncias de até 10m, onde obteve-se um erro de 12,59%. A aplicação do presente método em sistemas de auxílio ao condutor poderia prevenir colisões com pedestres em vias coletoras (40km/h), e minimizar o impacto em vias locais (30km/h) e arteriais (60km/h).pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.datePonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1479407572793898pt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Erikson Freitas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1716165820460791pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025pt_BR
dc.contributor.referee1Senger, Luciano José-
dc.contributor.referee2Sanches, Ionildo José-
dc.contributor.referee3Morais, Erikson Freitas de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGCC_M_Bueno, Felipe_2018.pdf3,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.