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Título: A relevância da extensão nos processos de seleção e de avaliação de desempenho de docentes da universidade contemporânea: casos UTFPR e Unicamp
Título(s) alternativo(s): The relevance of extension in the processes of selection and performance evaluation of contemporary university teachers: UTFPR and Unicamp cases
Autor(es): Teleginski, Diego Estevam
Orientador(es): Nascimento, Décio Estevão do
Palavras-chave: Extensão universitária - Paraná
Extensão universitária - São Paulo (Estado)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Aspectos sociais
Universidade Estadual de Campinas - Aspectos sociais
Professores universitários - Seleção e admissão
Tecnologia
University extension - Paraná
University extension - São Paulo (Estado)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Aspectos sociais
College teachers - Selection
Rating of College teachers
College teachers - Selection and appointment
College teachers - Selection and appointment
Technology
Data do documento: 28-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TELEGINSKI, Diego Estevam. A relevância da extensão nos processos de seleção e de avaliação de desempenho de docentes da universidade contemporânea: casos da UTFPR e Unicamp. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O papel da universidade na sociedade evoluiu. A ela é creditada a capacidade de impactar no desenvolvimento regional, por meio da socialização dos seus conhecimentos. De modo geral, as características da universidade contemporânea estão relacionadas com uma maior interação com a sociedade, atendendo às demandas de públicos diferentes, ao mesmo tempo em que busca a indissociabilidade do ensino e da pesquisa com a extensão. Na perspectiva da universidade contemporânea, as expectativas sobre a extensão são que socialize conhecimento para impactar no desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, se relacione com o meio empresarial para aumentar a competitividade e busque alternativas para problemas da sociedade. Para atender a estas expectativas, a universidade conta com a competência do seu corpo docente, pois são eles que fazem ensino, pesquisa e extensão. Se o sucesso das missões da universidade depende da atuação dos seus docentes, revelam-se importantes os processos de seleção e de avaliação dos docentes que irão compor o quadro de pessoal da universidade. O objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância da extensão, na perspectiva da universidade contemporânea, nos processos de seleção e de avaliação de desempenho de docentes. Foram mapeadas as expectativas em relação à universidade contemporânea, e a partir disso, foram identificados critérios para avaliação da relação entre expectativas do papel da universidade, relativas à extensão, e seus processos de seleção e de avaliação de desempenho do corpo docente. Com estes critérios procedeu-se a descrição de como são avaliadas as competências em extensão nos editais de seleção e na avaliação de desempenho dos docentes para progressão na carreira do magistério superior da UTFPR e Unicamp. A metodologia de abordagem do problema deste trabalho é de natureza aplicada e seus procedimentos técnicos são qualitativos. O método da análise de conteúdo foi usado na revisão bibliográfica e no levantamento das categorias com as expectativas sobre a extensão na universidade contemporânea. Estas categorias serviram de base para análise dos editais de seleção e dos processos de avaliação de desempenho de docentes da Unicamp e UTFPR. Os resultados apontam que, em ambas, os processos seletivos atribuem menos relevância à extensão em relação ao ensino e à pesquisa. Hoje, o candidato a docente precisa demonstrar experiência apenas no ensino e na pesquisa. É este o perfil de docente que estas instituições selecionam, mesmo a extensão sendo uma das três missões da universidade. Selecionado sem viés extensionista, o docente tende a seguir uma carreira apoiada no ensino e na pesquisa. E os processos de avaliação de desempenho de ambas contribuem com essa menor valorização da extensão, ao possibilitarem ao docente progredir e atingir o nível mais alto da carreira sem ter atuado na extensão. As progressões nas carreiras, nestas universidades, são precedidas de avaliação de desempenho e os docentes só são obrigados a atuar no ensino e na pesquisa para chegar ao topo da carreira. A extensão se revelou com um papel menor em relação ao ensino e à pesquisa, sendo pontuada de forma singela em algumas atividades. As principais fragilidades identificadas nestas avaliações de desempenho foram não exigir do docente uma pontuação mínima exclusivamente em atividades de extensão e permitir que progrida até o topo da carreira sem desenvolver atividades extensionistas, diferentemente do que ocorre com as outras duas missões da universidade.
Abstract: The university‟s role in society has evolved, having been credited with the capacity to impact on regional development through the socialization of its knowledge. In general, the characteristics of the contemporary university are related to a greater interaction with society, attending the demands of different publics, while at the same time seeks to fit the extension on the same side as teaching and research. From the perspective of the contemporary university, expectations about extension are that it socialize knowledge to generate impact on socioeconomic development, that it relates to the business environment to increase competitiveness and seek alternatives to society's problems. To fulfill these expectations, the university counts on the competence of its faculty, because it is they who carry out teaching, research and extension. If the success of the university's missions depends on the performance of their teachers, the selection and evaluation processes of the teachers who will make up the university's staff are substantial. The main goal of this study is to demonstrate the relevance of the extension, in the perspective of the contemporary university, in the processes of selection and evaluation of teachers' performance. Expectations regarding the contemporary university were mapped, and from this, criteria for the evaluation of the relationship between expectations of the university's role, regarding extension and their processes of selection and evaluation of faculty performance were identified. With these criteria defined, a description was made of how competencies in extension are evaluated in the selection papers and in the evaluation of the performance of teachers for the career progression in UTFPR and Unicamp. The methodology to approach the problem of this work is applied nature and its technical procedures are qualitative. The content analysis method was used in the bibliographic review and in the survey of the categories with the expectations about the extension in the contemporary university. These categories served as a basis for the analysis of the selection papers and the processes for evaluating the performance of Unicamp and UTFPR teachers. The results indicate that, in both, selective processes assign less importance to extension in relation to teaching and research. Today, the teacher candidate needs to demonstrate experience only in teaching and research. This is the profile of the teacher that these institutions select, even the extension being one of the three missions of the university. Selected without extensionist bias, the teacher tends to pursue a career based on teaching and research. And the processes of evaluation of performance of both contribute with this less valorization of the extension, by enabling the teacher to progress and reach the highest level of the career without having worked in the extension. Progressions in careers, at these universities, are preceded by performance evaluation and, teachers are only required to work in teaching and research to reach the top of their careers. The extension revealed itself with a smaller role in relation to teaching and research, being punctuated in a simple way in some activities. The main flaws identified in these performance evaluations were not requiring the teacher a minimum score exclusively on outreach activities and allowing them to progress to the top of the career without extension, unlike what happens withthe other two missions at the university.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3789
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