Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3808
Título: Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero
Título(s) alternativo(s): You do not open a rose button by force, especially with dirty hands: sexual education in the school environment and the current challenges in front of gender ideology
Autor(es): Almeida, Kaciane Daniella de
Orientador(es): Luz, Nanci Stancki da
Palavras-chave: Identidade de gênero na Educação
Educação sexual para crianças
Educação sexual para a juventude
Educação sexual para adolescentes
Crianças e sexo
Ideologia - Educação
Orientação sexual
Tecnologia
Gender identity in education
Sex instruction for children
Sex instruction for youth
Sex instruction for teenagers
Children and sex
Ideology - Education
Sexual orientation
Technology
Data do documento: 8-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALMEIDA, Kaciane Daniella de. Não se abre à força um botão de rosa, e sobretudo, com as mãos sujas: agruras da educação sexual no ambiente escolar e os desafios atuais frente à ideologia de gênero. 2018. 150 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O objetivo desta tese é analisar como a emergência do discurso sobre “Ideologia de gênero” caracteriza uma reação contrária à efetivação da Educação Sexual no Brasil. Este trabalho articula a discussão que vem vinculando gênero com o discurso da “Ideologia de gênero” e à Educação Sexual sistemática no Brasil. A metodologia consiste em pesquisa documental, apoiada no referencial teórico pós-crítico utilizando a análise do discurso foucaultiana como instrumento analítico. Para desenvolver este trabalho, realizou-se uma pesquisa na internet sobre o termo “Ideologia de gênero” e sua notoriedade durante a votação do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024). A pesquisa recolheu informações por meio da ferramenta de busca livre no Google, em que foram selecionadas dezessete matérias que compõem o Quadro 1 - Ideologia de gênero, em que buscou a origem do termo “Ideologia de gênero”, e dezoito matérias que compõem o Quadro 5 Ideologia, em que foram usadas as palavras chaves, “Ideologia de gênero” no PNE. O termo “Ideologia de gênero” passou a ser usado por movimentos contrários à discussão de gênero e orientação sexual, e ganhou notoriedade durante a votação do PNE (2014-2024), difundido por meio da igreja Católica. No diálogo que se estabeleceu entre a Educação Sexual e a “Ideologia de gênero”, verificou-se que existe um discurso conservador que vem alicerçando um debate a respeito de existir tal “Ideologia de gênero” em detrimento do campo de estudos de gênero. O discurso identificado em relação à Educação Sexual em outros momentos da história se assemelha com o atual, em que há presença marcante da família e da religião em posicionamentos políticos do Estado. Esses seguimentos conseguem alavancar um discurso que estimula a proteção da criança, privando-a do conteúdo da Educação Sexual, bem como a discussão que envolve a responsabilidade de educar para a sexualidade.
Abstract: The purpose of this thesis is to analyze how the emergence of the discourse about gender ideology is characterized by a contrary reaction to the effectiveness of sex education in Brazil. This work articulates the discussion that is linking gender with the discourse of the "Gender Ideology" and the systematic sex education in Brazil. The methodology consists of a documentary research, supported in the post-critical theoretical reference using the analysis of the Foucaultian discourse as an analytical instrument. In order to develop this work, an Internet research was carried out on the term Gender Ideology and its notoriety during the vote on the National Education Plan - PNE (2014-2024). The research gathered information through a free search on Google. Seventeen articles were selected, which composes Table 1 - Gender ideology, which sought the origin of the term gender ideology, and eighteen articles that compose Table 5 - Gender ideology in PNE, in which the key words: gender ideology in PNE, were used. The term "gender ideology" began to be used in movements contrary to gender and orientation discussion, the term gained notoriety during the PNE (2014-2024) vote, and was disseminated through the Catholic Church. In the dialogue established between Sexual Education and the "Gender Ideology", it was verified that there is a conservative discourse that provides a basis for a debate regarding the existence of "gender ideology" to the detriment of gender studies. The discourse identified in relation to Sexual Education at other times in history is similar to the present one, in which there is a marked presence of family and religion in political positions of the State. These political groups develop a discourse that encourages the protection of the child, depriving it of the content of Sexual Education, as well as the discussion that involves the responsibility of educating for sexuality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3808
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Almeida, Kaciane Daniella de_2018.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.