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Título: O deslizar da tinta e o crepitar dos teclados: um estudo comparativo entre tecnologia de produção e escrita no ensino de língua japonesa
Título(s) alternativo(s): The slide of the ink and crackle of the keyboards: a comparative study between writing production technologies in the japanese language teaching
Autor(es): Cardoso, Jacqueline Morissugui
Orientador(es): Nunes, Paula Ávila
Palavras-chave: Língua japonesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Língua Japones - Escrita
Alfabeto
Escrita - Efeito das inovações tecnológicas
Letramento digital
Sistemas hipertexto
Aprendizagem
Japanese language - Study and teaching - Foreign speakers
Japanese language - Writing
Alphabet
Writing - Effect of technological innovations on
Computer literacy
Hypertext systems
Learning
Data do documento: 23-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARDOSO, Jacqueline Morissugui. O deslizar da tinta e o crepitar dos teclados: um estudo comparativo entre tecnologia de produção e escrita no ensino de língua japonesa. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal verificar as diferenças existentes entre a escrita manuscrita e a digital para o ensino de língua japonesa como língua estrangeira para aprendizes brasileiros em nível inicial. A escrita japonesa, distinta de outras, é considerada como a mais complexa em uso, pois é composta por três sistemas, Hiragana, Katakana e Kanji e, consequentemente, a escrita digital também é distinta (GNANADESIKAN, 2009). A pesquisa, caracterizada como quali-quantitativa de cunho participante, foi desenvolvida em duas turmas, cujas aulas se pautaram no mesmo material, permitindo, porém, que cada turma usasse apenas uma forma de escrita para seus estudos – digital ou manuscrita. Para compor essas duas turmas foi ofertado um curso de extensão pela própria pesquisadora, no segundo semestre de 2016, de nível introdutório da língua japonesa de 30 horas. Os participantes da pesquisa eram jovens de 19 até 26 anos em sua maioria estudantes de graduação. Os dados gerados para análise constituem-se: de ficha de inscrição; observação de aula; filmagens de teste de montagem de tabela do Hiragana e leitura de placas; duas provas escritas do conteúdo de sala de aula; captura de tela do computador nas avaliações escritas e as respostas de uma entrevista semiestruturada. Os instrumentos, bem como as categorias de análises foram desenvolvidas inspiradas nas pesquisas de (MANGEN e VELAY, 2010, 2014; HAAS, 1996; CHIKAMATSU,2003; MUELLER e OPPENHEIMER, 2014). Diante da análise dos dados gerados foram levantadas diferenças na memorização, velocidade, de recursos disponibilizados pela digital e na relação da tecnologia de escrita com o sujeito.
Abstract: The present research had as main aim to verify the differences between the handwriting and the digital writing for the teaching of Japanese language as a foreign language for Brazilian learners at the beginner level. For Japanese writing, different from the others, is considered to be the most complex in use, since it is composed by three systems, Hiragana, Katakana and Kanji, and consequently, digital writing is also different (GNANADESIKAN, 2009). The research is characterized as qualiquantitative of participant character, and it was developed in two classes, whose classes were based on the same material, however, that each class used only one form of writing to study: digital or manuscript. To compose these two classes, was offered by the researcher herself, in the second semester of 2016, a 30 hour extension course of introductory level of Japanese. Participants were young people aged from 19 to 26, mostly undergraduate students. The data generated for analysis consists of: a registration form; classroom observation; Hiragana table mount test and reading signs; two written tests of classes contents; screenshot of the computer in the written assessments and the answers of a semi-structured interview. The instruments as well as the categories of analyzes were developed by (MANGEN and VELAY, 2010, 2014; HAAS, 1996; CHIKAMATSU, 2003; MUELLER and OPPENHEIMER, 2014). The analysis of the data generated differences in the memorization, speed, resources provided by digital and in the relation of the writing technology with the student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3812
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