Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Claudenise de Paula-
dc.date.accessioned2019-02-11T11:40:04Z-
dc.date.available2019-02-11T11:40:04Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Claudenise de Paula. Multiletramentos nas aulas de língua inglesa: integrando fotografia, rede social e escrita. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3820-
dc.description.abstractThe present study aims to understand how the work with photographic images, associated with writing and a social network, can influence the teaching of English language from the conceptions of multiliteracies. It also has as an object to verify if the use of photographs in language teaching can contribute to sharpen the visual perception (CALLOW, 2005, JOLY, 2010 and KOSSOY, 2014). For this purpose, we start with the principles presented by the New London Group in its manifesto A pedagogy of multiliteracies: designing social futures (CAZDEN et al., 1996) and the four knowledge processes addressed by multiliteracies theorists - experiencing, conceptualizing, analyzing and applying (COPE and KALANTZIS, 2009 and 2015, KALANTZIS and COPE, 2010). The investigation was applied in English classes of two elementary school groups, 6th and 7th grades, of the State College Prof. Brasílio Vicente de Castro, in the city of Curitiba. In order to carry out the research, we used photographs of the collections Playground and Where children sleep, by the artist James Mollison, as well as the educational network Edmodo. The description and analysis of the implementation of the tasks demonstrate that the processes of knowledge mentioned above were observed through the whole course of the study, in a non-linear way, generating a learning movement in which the involved ones participate in a colaborative manner. The analysis also presents challenges and possibilities for teaching English considering multiliteracies, especially through photography, social networks and writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectImagens fotográficaspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectImages, Photograficpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.titleMultiletramentos nas aulas de língua inglesa: integrando fotografia, rede social e escritapt_BR
dc.title.alternativeMultiliteracies in english language classes: integrating photography, social network and writingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca compreender de que forma o trabalho com imagens fotográficas, associadas à escrita e à uma rede social, pode influenciar o ensino da língua inglesa a partir das concepções de multiletramentos. Procura averiguar ainda se o uso de fotografias nas aulas pode contribuir para aguçar o olhar do aluno diante das representações visuais (CALLOW, 2005; JOLY, 2010 e KOSSOY, 2014). Para isso, partimos de princípios apresentados pelo Grupo de Nova Londres em seu manifesto A pedagogy of multiliteracies: designing social futures (CAZDEN et al., 1996) e dos quatro processos de conhecimento abordados por teóricos do GNL – experienciar, conceituar, analisar e aplicar (COPE e KALANTZIS, 2009 e 2015; KALANTZIS e COPE, 2010). A aplicação da pesquisa foi desenvolvida nas aulas de inglês de duas turmas do ensino fundamental, 6º e 7º anos, do Colégio Estadual Prof. Brasílio Vicente de Castro, na cidade de Curitiba. Para a realização das atividades aplicadas foram utilizadas fotografias das coletâneas Playground e Where children sleep, do artista James Mollison, bem como a rede social educativa Edmodo. A descrição e a análise da implementação das tarefas demonstram que os processos de conhecimento apontados acima perpassam todo o percurso do estudo, de forma não linear, gerando um movimento de aprendizagem, no qual os sujeitos envolvidos participam de forma colaborativa. Apresentam ainda desafios e possibilidades para o ensino de língua inglesa a partir dos multiletramentos,especialmente considerando fotografia, redes sociais e escrita.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8388260571258366pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lemos, Anuschka Reichmann-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290303788421656pt_BR
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2Fernandes, Alessandra Coutionho-
dc.contributor.referee3Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Santos, Claudenise de Paula_2018.pdf6,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.