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Título: Viola caipira no Brasil: uma história da técnica artesanal e cultura popular
Título(s) alternativo(s): Viola caipira in Brazil: a history of craft technique and popular culture
Autor(es): Schafhauser, Lucas Guilherme
Orientador(es): Fanini, Angela Maria Rubel
Palavras-chave: Viola - História
Cultura popular
Instrumentos musicais
Instrumentos de corda
Fabricantes de instrumentos de corda
Viola - History
Popular culture
Musical instruments
Stringed instruments
Stringed instrument makers
Data do documento: 3-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHAFHAUSER, Lucas Guilherme. Viola caipira no Brasil: uma história da técnica artesanal e cultura popular. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente estudo foca-se na trajetória percorrida pela viola caipira no Brasil, desde sua chegada com os colonizadores portugueses até os dias atuais; concentramo-nos em verificar a afirmação do músico Fernando Deghi: “Este é o século da viola”. Para isso, foram reunidas informações que apontam para o fato de a viola estar ou não em ascensão. Nossa perspectiva está pautada no viés da Luteria, e na Análise Dialógica do Discurso, com a teorias de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Procedemos ao levantamento do número de festivais que envolveram a viola caipira (busca de cartazes em meios virtuais), das pesquisas acadêmicas sobre e das orquestras de viola caipira, observando se houve um aumento da busca pelo instrumento nos últimos anos. O universo da viola caipira tem sido, até o final do século XX, objeto de pouco estudo. O instrumento chega ao Brasil no século XVI, mas se mantém em cenário não erudito, ganhando cadeira em conservatório de música apenas em 1985. Esse afastamento está mormente ligado ao fato de a viola caipira ter sido predominantemente um instrumento de uso popular, sobremodo das culturas de classe economicamente menos privilegiadas e distantes do modo de vida das cidades grandes sendo, não raras vezes, objeto de depreciação, sátira e desqualificação. Em 1930, com as primeiras gravações de músicas de viola e do interesse de emissoras de rádio pela música caipira, houve um primeiro período moderno de apreço ao instrumento. Nos anos 1980, surge um grande interesse na composição e execução de música instrumental para viola, abrindo assim o leque de uso da viola e atraindo novos personagens para essa história. Com o presente trabalho, argumentamos que a viola está, sim, em ascensão. Acreditamos ser precipitado afirmar que esse será o “século da viola”, mas podemos asseverar que se a sua presença na sociedade continuar nessa progressão, a viola vai estar sentada na mesma mesa dos instrumentos musicais considerados mais importantes desse século. A trajetória da viola se dá em um ambiente musical majoritariamente monológico, abafando a sua voz, mas essa voz tem se fortalecido e talvez venha a se posicionar polifonicamente junto aos outros instrumentos musicais.
Abstract: The present study focuses on the path taken by the viola caipira in Brazil, since its arrival with the Portuguese settlers until current days. We focus on verifying the affirmation of the musician Fernando Deghi: “This is the viola century”. For this, there were gathered information that points to the fact of the viola being or not on the rise. Our perspective is based on the point of view of the musical instruments making and perspective of the Dialogic Discourse Analysis (Mikhail Bakhtin and the Circle). We proceeded to the number of festivals that involved the viola caipira (search for posters in virtual media), the academic researches on and of viola caipira orchestras, observing if there was an increase in the search for the instrument in recent years. The universe of the viola caipira has been, until the end of the 20th century, object of little study. The instrument arrives in Brazil in the 16th century, but it remains in a non-erudite scenario, getting a place in music conservatory only in 1985. This distance is mainly related to the fact that the viola caipira has been predominantly an instrument of popular usage, particularly of the economically disadvantaged class’ culture and distant from the lifestyle of the large city, being often object of depreciation, satire and disqualification. In 1930, with the first recordings of viola songs and the interest from radio stations in country music, there was a first modern period of appreciation to the instrument. In the 1980s, emerges a great interest in the composition and musical performances for the viola, opening the range of use of the viola and attracting new characters this history. With the present work, we argue that the viola is, indeed, on the rise. We believe it is hasty to say that this will be the “century of the viola”, but we can assert that if its presence in society continues in this progression, the viola will be sitting on the same table as the most important musical instruments of this century. The trajectory of the viola occurs in a mostly monological musical environment, suppressing the voice of the viola, but this voice has strengthened and may come to position itself among the other musical instruments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3831
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