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Título: Uso de inteligência coletiva para mapeamento de caminhos acessíveis na cidade
Título(s) alternativo(s): Collective intelligence and the mapping of the acessible paths in the city
Autor(es): Marques, Valmir Luiz
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Inteligência coletiva
Mobilidade residencial
Aplicativos móveis - Desenvolvimento
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Mapas para deficientes visuais
Tecnologia da informação
Integração social
Interface de usuário baseada na Web
Swarm intelligence
Residential mobility
Mobile apps - Development
People with disabilities - Orientation and mobility
Maps for people with visual disabilities
Information technology
Social integration
Web-based user interfaces
Data do documento: 28-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARQUES, Valmir Luiz. Uso de inteligência coletiva para mapeamento de caminhos acessíveis na cidade. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As novas tecnologias de informação de comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, especialmente a partir da comoditização do smartphone. Elas afetam diversos aspectos do cotidiano, dentre os quais a mobilidade urbana. Há aplicativos que ajudam a evitar o trânsito pesado, melhorando o deslocamento de carro, aplicativos para encontrar o melhor horário ou a melhor linha de transporte público, aplicativos dedicados aos ciclistas, para encontrar ciclovias e pontos de aluguel de bicicletas etc. Muitos desses serviços se beneficiam da inteligência coletiva (IC) dos próprios usuários para se manterem atualizados e se aprimorarem. Mas quantas destas tecnologias são pensadas e foram projetadas para ajudar na mobilidade urbana de pessoas com algum tipo de deficiência motora ou visual, para quem se deslocar pelas calçadas de nossas cidades já representa um grande desafio? Estimulada pela necessidade de resgatar a cidadania plena destes cidadãos, a pesquisa apresentada nesta dissertação teve por objetivo avaliar a utilização da IC como forma de se incrementar um sistema de mapeamento de rotas acessíveis na cidade para o deslocamento de pessoas portadoras de necessidades especiais. A partir de funcionalidades necessárias identificadas com base em duas revisões sistemáticas da literatura realizadas, foi desenvolvido um aplicativo, posteriormente validado com potenciais usuários, por meio de um questionário online. O aplicativo utilizou técnicas de IC para proporcionar a constante atualização de informações de acessibilidade vinculadas ao mapa da cidade, a partir das quais é capaz de sugerir a melhor rota. Um grupo de usuários com necessidades especiais testou o artefato com relação à sua eficácia, possibilitando indicação de ajustes necessários e eventuais melhorias futuras. Por fim, um balanço foi feito da capacidade de geração de inteligência coletiva em torno da aplicação, também com o intuito de se planejar aprimoramentos futuros.
Abstract: The new information and communication technologies (ICTs), aided by the smartphone commoditization, are increasingly present in the life of citizens and are supporting our urban mobility. Car route enhancing apps that help avoid heavy traffic, apps to find the best public transport schedule or the best bus; train line, apps dedicated to cyclists, helping them to find bike paths and rental points, are examples of software developed to support mobility in the city. In the vast majority, they are supported by the collective intelligence (CI) of their users. But how many of these technologies are designed to assist in the urban mobility of physically or visually impaired citizens, whose most basic need is to be able to move around the sidewalks of our cities? Encouraged by the need to rescue full citizenship of these citizens, the research presented in this dissertation aims to assess the use of CI as a way to feed a mapping system of accessible routes in the city for the daily journeys of people with special needs. The required features were identified on the basis of two systematic literature reviews, and the implemented artifact was validated with potential users through an online survey. The computational artifact was developed using IC techniques to provide the constant update of related accessibility information to the city map. The app is able to suggest the best route based on the information made available by its users and supporters. The app was tested by a group of disabled users regarding its effectiveness, in order to correct problems and plan for future developments. At last, a balance was made of the generation of collective intelligence by the application, also with the intention of planning future improvements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3853
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