Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3877
Título: Método para harmonização de indicadores de performance entre diferentes domínios no contexto da indústria automotiva
Título(s) alternativo(s): Methdo for hamonization the performance indicators between different domains in the context of the automotive industry
Autor(es): Silva, Fernanda Antunes da
Orientador(es): Borsato, Milton
Palavras-chave: Indústria automobilística
Logística empresarial
Desempenho - Indicadores
Controle de processo
Negócios - Modelos
Produtos industrializados
Automobile industry and trade
Business logistics
Performance - Directories
Process control
Business - Models
Manufactures
Data do documento: 30-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Fernanda Antunes da. Método para harmonização de indicadores de performance entre diferentes domínios no contexto da indústria automotiva. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Frente à atual concorrência existente no mercado nacional e internacional, se faz necessário que as empresas monitorem suas práticas e resultados de forma a garantir competitividade no mercado. As organizações precisam monitorar os processos através dos indicadores de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators) de forma integrada, ou seja, diferentes domínios precisam ter atividades e atingimentos alinhados entre si. Com a utilização de uma abordagem de harmonização tanto no processo de criação quanto de monitoramento dos indicadores, é possível às empresas competir com sucesso frente à concorrência. A partir de uma investigação sobre o estado-da-arte com relação a este tema, constatou-se que a integração entre diferentes domínios dentro das organizações é realmente um assunto relevante e que necessita de estudos e sugestões para solucioná-lo. Diante dessa necessidade, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um método capaz de harmonizar indicadores de performance dentro das organizações, tendo como contexto as áreas de Compras e Logística. Com a utilização deste método será possível aos gestores tomarem decisões mais assertivas, uma vez que estas terão como base, cenários otimizados. O cenário ideal a ser sinalizado pelo método identificará o ganho para a organização como um todo, e não apenas o ganho isolado em determinada área. Dessa forma entende-se que, dentro do contexto da indústria automotiva, os impactos causados por decisões tomadas dentro da cadeia de suprimentos serão minimizados. Como procedimento metodológico, foi adotado o DSR (Design Science Research), e para a criação deste artefato (método), modelagem dos processos de negócio foram realizados seguindo o padrão BPMN (Business Process Model and Notation). A partir desta modelagem, os principais indicadores e a maneira como são mensurados foram identificados. Por fim, simulações foram realizadas com o auxílio do software Bizagi, buscando constatar potenciais oportunidades para melhorar estes indicadores.
Abstract: Given the current competition in the domestic and international markets, it is necessary for companies to monitor their practices and results in order to ensure competitiveness in the market. Organizations need to monitor processes through Key Performance Indicators (KPIs) in an integrated way, that is, different domains need to have activities and achievements aligned with each other. By using a harmonization approach both in the creation process and in monitoring the indicators, it is possible for companies to compete successfully. From a state-of-the-art research on this topic, it has been found that the integration between different domains within organizations is really a relevant subject and needs studies and suggestions to solve it. Considering this need, the present research project aimed to develop a method that allows harmonization of performance indicators within organizations, taking as context Purchasing and Logistics areas. By using this method, it will be possible for managers to make more assertive decisions, since these will be based on optimized scenarios. The ideal scenario to be signaled by the method will identify the gain for the organization as a whole, not just an isolated gain for a specific area. In this way, it is understood that, within the context of the automotive industry, the impacts caused by decisions taken within the supply chain will be minimized. As a methodological procedure, the research adopted the DSR (Design Science Research), and for the creation of this artifact (method), business processes modeling was performed following the BPMN (Business Process Model and Notation) standard. From this model, the main indicators and the way they are measured were identified. Finally, simulations were performed with the help of Bizagi software, seeking to verify potential opportunities to improve these indicators.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3877
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEM_M_Silva, Fernanda Antunes_2018.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.