Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/388
Título: Abordagem crítica de robótica educacional: Àlvaro Vieira Pinto e estudos de ciência, tecnologia e sociedade
Autor(es): Silva, Rodrigo Barbosa e
Orientador(es): Merkle, Luiz Ernesto
Palavras-chave: Pinto, Álvaro Vieira, 1909-1987
Tecnologia educacional
Tecnologia - Aspectos sociais
Robótica
Inovações educacionais
Tecnologia
Educational technology
Technology - Social aspects
Robotics
Educational innovations
Technology
Data do documento: 31-Ago-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Rodrigo Barbosa e. Abordagem crítica de robótica educacional: Àlvaro Vieira Pinto e estudos de ciência, tecnologia e sociedade. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Com propósito de estimular uma educação consciente e critica enquanto a computação ruma à ubiquidade, propõe-se que a robótica nas escolas observe questões sociais e engajadas sobre tecnologia, da abertura da caixa-preta e da maior visibilidade dos objetos a partir da experiência de contato ativo e consciente com o aparelho e componentes que pervadem os ambientes da atualidade. Para este fim, discute-se nesta dissertação uma visão crítica de uso de aparatos com finalidade educacional, especialmente de recursos livres, aqui considerados mais adequados para a visão aberta de tecnologia do que aqueles com objetivos meramente comerciais. Apresentam-se elementos inspirados em obras do filósofo Álvaro Vieira Pinto, em estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e em outros autores tradicionalmente ligados à robótica educacional. O trabalho discute criticamente a robótica educacional e, em um nível geral, o uso de artefatos tecnológicos na educação. Por considerar que há elementos livres e abertos adequados para a prática de robótica nas escolas, prima por discussões conceituais a fim de estimular uma visão crítica, engajada e menos alienada sobre os dispositivos utilizados na Educação.
Abstract: With purpose of stimulate one critical and conscientious education while the computation tends to ubiquity, this text proposes that robotics at schools observes social and engaged questions about technology, like the opening of black boxes and more visibility of objects from the point of view of the conscious and active contact with the devices and components that pervades the actual environments. To this end, this dissertation discusses a critical view of use of devices for educational purposes, especially of free resources here considered more suitable for the open view of technology than those with purely commercial objectives. This paper presents elements inspired by works of the philosopher Álvaro Vieira Pinto, by Studies of Science, Technology and Society and by other authours traditionally associated with educational robotics. This paper discusses critically the educational robotics and, in a general level, the use of technological artifacts in education. Considering that there are free and open elements suitable for the practice of robotics in schools, this work prefers conceptual discussions to stimulate a critical, engaged, less alienated view about the devices used in education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/388
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Silva, Rodrigo Barbosa e_2012.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.