Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Leonardo de-
dc.date.accessioned2019-02-28T13:08:27Z-
dc.date.available2019-02-28T13:08:27Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Leonardo de. Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3914-
dc.description.abstractCurrently, the goal of art museums rather than providing an environment for the aesthetic appreciation of the pieces or the celebration of characters, is to provide a critical reflection on their visitors. However, the information needed to position itself before the questions posed by contemporary art is not provided by school education, which leads to reactions such as "is this art?" or "what does this mean?". This project aims to understand, through a case study, how the planning and the realization of mediated visits focused on exchanges of information in the Museum of Contemporary Art of Paraná. As results, we identified points that allow to expand the access to this information. By understanding how these exchanges of information occur, it will be possible to think of mediation programs that encourage dialogue between visitors and art. With this intensified relationship, we expect the development of critical thinking of visitors will be strengthened.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMuseu de Arte Contemporânea (PR) - Exposições - Estudo de casospt_BR
dc.subjectArte moderna - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMuseus - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subjectMediação - Educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectMuseu de Arte Contemporânea (PR) - Exhibitions - Case studiespt_BR
dc.subjectArt, Modern - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMuseums - Educational aspectspt_BR
dc.subjectMediation - Educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectArt in educationpt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectEducation - Researchpt_BR
dc.titleUm estudo de caso da mediação proposta para a exposição “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PRpt_BR
dc.title.alternativeA case study of the proposed mediation for the exhibition “Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo” of the Museum of Contemporary Art of Parana – MAC-PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo dos museus de arte contemporânea, mais do que proporcionar um ambiente para a apreciação estética das peças ou a celebração de personagens, é o de propiciar uma reflexão crítica em seus visitantes. Porém, a informação necessária para se posicionar perante às questões propostas pela arte contemporânea não é proporcionada pela educação escolar, o que leva às reações como “isto é arte?” ou “o que isto quer dizer?”. Este projeto visa compreender, por meio de um estudo de caso, o modo como ocorre o planejamento e a realização de visitas mediadas que visem trocas de informação no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, objetivando identificar pontos que permitam expandir o acesso a essas informações. Ao compreender como se dão essas trocas de informação, espera-se que seja possível pensar em programas de mediação que incentivem o diálogo entre visitantes e arte. Com essa relação intensificada, espera-se que o desenvolvimento de pensamento crítico dos visitantes seja fortalecido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455238658146250pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee1Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.referee2Reis, Paulo Roberto de Oliveira-
dc.contributor.referee3Estevam, Joelma Zambão-
dc.contributor.referee4Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Souza, Leonardo de_2018.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.