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Título: Capacidade para o trabalho e qualidade de vida: avaliação do quadro funcional em instituição de educação profissional: região oeste de Santa Catarina
Título(s) alternativo(s): Capacity for work and quality of life: evaluation of the personnel of the institution of professional education of the west of Santa Catarina
Autor(es): Brum, Elida Martins
Orientador(es): Pessa, Sergio Luiz Ribas
Palavras-chave: Capacidade para o trabalho - Avaliação
Qualidade de vida
Envelhecimento
Papel - Indústria
Work capacity evaluation
Quality of life
Aging
Paper industry
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BRUM, Elida Martins. Capacidade para o trabalho e qualidade de vida: avaliação do quadro funcional em instituição de educação profissional: região oeste de Santa Catarina. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a capacidade para o trabalho e a qualidade de vida, dos trabalhadores de uma instituição, de Educação Profissional do Oeste Catarinense. Foram avaliados 120 trabalhadores que atuam como professores e apoio a educação, dos quais 68,9% são mulheres e 31,1% homens com idade entre 18 e 65 anos. A coleta de dados incluiu três questionários autoaplicáveis: 1. Perfil sociodemográfico - dados pessoais, laborais, estilo de vida e saúde. 2. Índice de Capacidade para o Trabalho - ICT na versão brasileira, que fornece um índice de 7 a 49 pontos, a partir de sete dimensões. 3. The World Health Organization Quality of Life - WHOQOL-BREF, desenvolvido no centro WHOQOL para o Brasil. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas, por meio das quais realizou-se análise descritiva. Para os cálculos dos escores e estatística descritiva do instrumento WHOQOL-BREF optou-se pelo uso da ferramenta, desenvolvida a partir do software Microsoft Excel. Afim de verificar o ajustamento a distribuição normal de variáveis aplicou-se os testes de Kolmogovov-Smirnov e Shapiro-Wilk. Para avaliar a correlação entre o ICT e QV foi realizado o teste de correlação de Pearson. Todas as análises foram desenvolvidas com o pacote estatístico SPSS e com as planilhas eletrônicas do Microsoft Excel. Os resultados obtidos indicaram para o ICT uma média de 42,53, as variáveis com associação significativa com o ICT foram: está estudando (p=0,005), escolaridade (p=0,000), prática de lazer (p=0,005) e renda familiar (p=0,001). Para QV o resultado das médias foram: domínio físico 76,49; psicológico 71,63; relações sociais 71,74; meio ambiente 64,74 e a auto avaliação da QV 70,91. Na análise dos domínios de QV com o ICT, a correlação significativa mais forte foi o domínio físico (r=0,68); seguido pelo psicológico (r=0,44); ambiente (r=0,40) e relações sociais (r=0,24), todas significativas em nível de p<0,01. Os resultados encontrados foram positivos, podendo indicar que a satisfação no trabalho e na vida fora dele, pode proporcionar boa capacidade para o trabalho e qualidade de vida.
Abstract: The present study aimed to investigate the capacity for work and the quality of life of the workers of an institution, Professional Education of the West of Santa Catarina. We evaluated 120 workers who work as teachers and support education, of which 68.9% are women and 31.1% are men between the ages of 18 and 65. Data collection included three self-administered questionnaires: 1. Sociodemographic profile - personal, work, lifestyle and health data. 2. Index of Capacity for Work - ICT in the Brazilian version, which provides an index of 7 to 49 points, from seven dimensions. 3. The World Health Organization Quality of Life - WHOQOL-BREF, developed at the WHOQOL Center for Brazil. The data were tabulated in electronic spreadsheets, through which a descriptive analysis was performed. For the calculations of the scores and descriptive statistics of the WHOQOL-BREF instrument, the tool was developed using Microsoft Excel software. In order to verify the adjustment of the normal distribution of variables, the Kolmogovov-Smirnov and Shapiro-Wilk tests were applied. The Pearson correlation test was used to evaluate the correlation between the CI and QV. All analyzes were developed with the SPSS statistical package and the Microsoft Excel spreadsheets. The results obtained indicated a mean of 42.53 for the ICT, the variables with a significant association with the ICT were: (p = 0.005), schooling (p = 0.000), leisure practice (p = 0.005) and family income (p = 0.001). For QV the result of the averages was: physical domain 76,49; psychological 71,63; social relations 71,74; environment and the selfevaluation of QOL 70,91. In the analysis of the domains of QOL with the ICT, the strongest significant correlation was the physical domain (r = 0.68); followed by the psychological (r = 0.44); (r = 0.40) and social relationships (r = 0.24), all significant at the p <0.01 level. The results were positive and may indicate that satisfaction at work and life outside it can provide good capacity for work and quality of life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4016
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