Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4117
Título: Geografia da bacia hidrográfica do Paraná 3: fragilidades e potencialidades socioambientais
Autor(es): Rocha, Anderson Sandro da (Org.)
Bade, Maicol Rafael (Org.)
Palavras-chave: Geografia - Paraná
Paraná, Rio, Bacia
Bacias hidrográficas
Geography - Paraná
Paraná River Watershed (Brazil-Argentina)
Watersheds
Data do documento: 2018
Editor: In House
Câmpus: Santa Helena
Citação: ROCHA, Anderson Sandro da; BADE, Maicol Rafael (Orgs.). Geografia da bacia hidrográfica do Paraná 3: fragilidades e potencialidades socioambientais. Jundiaí, SP: Ed. In House, 2018. 312 p.
Resumo: O livro Geografia da Bacia Hidrográfica do Paraná 3: fragilidades e potencialidades socioambientais é resultado de um conjunto trabalhos científicos envolvendo pesquisas de mestrado e doutorado voltados ao recorte da bacia hidrográfica como unidade de análise espacial. A obra apresenta importantes discussões históricas e retrata a atual condição geoambiental e socioeconômica da bacia. A primeira parte do livro caracteriza a dinâmica físicoespacial e a evolução temporal do uso e cobertura da terra. Na sequência apresentam-se informações referentes à geologia, hidrografia, fitogeografia, geomorfologia e pedologia da bacia, sempre com a perspectiva da análise integrada da paisagem. Destacam-se também discussões pertinentes a questão agrária regional, com destaque para a representatividade da agricultura familiar e do agronegócio, bem como das inter-relações entre os espaços rurais e urbanos nos municípios lindeiros ao lago de Itaipu. Apresentam-se nesse contexto informações referentes à vulnerabilidade socioeconômica dos municípios, com o debate de dados de educação, renda e qualidade de habitação. Finalmente apresentam-se as avaliações de fragilidades e de capacidade de uso da terra, seguido da análise crítica das ações, programas e projetos de gestão de bacias desenvolvidos no contexto regional. O conjunto de propostas, dados e mapeamentos apresentados nesta coletânea, trazem um importante inventário ambiental, social e econômico e contribui com a disseminação do conhecimento da atual dinâmica socioambiental da bacia do Paraná 3.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4117
ISBN: 9788578995911
Aparece nas coleções:PCS - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geografiabaciahidrograficaparana.pdf12,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.