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dc.creatorSelzler, Heloisa Sbrissia-
dc.date.accessioned2019-07-18T22:03:32Z-
dc.date.available2019-07-18T22:03:32Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.citationSELZLER, Heloisa Sbrissia. A representação social do brincar para professores de uma escola Waldorf. 2019. 190 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4193-
dc.description.abstractPlaying is a theme very approached in relation to childhood and also very theorized by several authors. In this way, the present study tries to approach the theme of playing in the school context seen from the perspective of the teachers of a Waldorf school. This Pedagogy, created by Rudolf Steiner, is based on a larger comprehension of the human being, where education integrates the students' physical, spiritual, mental and artistic development. As the play permeates the daily life of children, the school also becomes a space for performing playful activities. Thus, we tried to understand how play is characterized, meaning and lived in this environment, from the point of view of those who are the mediators of children in school. The objectives of this research are: to understand and analyze the social representations of playing in the context of a Waldorf school; understand theoretically how the Waldorf pedagogical method approaches play and how it is present in the school analyzed; and define the constituent elements of playing in the same school. In order to reach the proposed objectives, three data collection instruments were used: interview, analysis of the Political Pedagogical Project and non-participant observation. The research was guided by the theoretical-methodological procedures related to the Theory of Social Representations, proposed by Moscovici (1978; 2003), since the objective is to find the social representation of play. The triangulation of the instruments made possible the interpretation through the analysis of content proposed by Bardin (2011) and four inseparable categories were found as constituents of the social representation of play: rhythm, integral development, imagination and nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectWaldorf, Método de educaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.subjectWaldorf method of educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.titleA representação social do brincar para professores de uma escola Waldorfpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO brincar é um tema muito abordado em relação à infância e também muito teorizado por diversos autores. Nesse sentido, o presente estudo procurou abordar a temática do brincar no contexto escolar visto sob a ótica dos professores de uma escola Waldorf. Essa Pedagogia, criada por Rudolf Steiner, é baseada em uma compreensão mais ampla do ser humano, onde a educação integra o desenvolvimento físico, espiritual, anímico e artístico dos alunos. Como o brincar permeia o cotidiano das crianças, a escola também se torna um espaço para a realização de atividades lúdicas. Assim, procurou-se entender como o brincar é caracterizado, significado e vivido nesse ambiente, a partir do ponto de vista daqueles que são os mediadores das crianças na escola. Os objetivos dessa pesquisa foram: compreender e analisar as representações sociais do brincar no contexto de uma escola Waldorf; compreender teoricamente como a proposta pedagógica Waldorf aborda o brincar e como ele está presente na escola analisada; e definir quais os elementos constitutivos do brincar na mesma escola. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela utilização de três instrumentos de coleta de dados: entrevista, análise do Projeto Político Pedagógico e observação não participante. A pesquisa foi guiada à luz dos procedimentos teóricos-metodológicos relacionados à Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici (1978;2003), uma vez que o objetivo era encontrar a representação social do brincar. A triangulação dos instrumentos possibilitou a interpretação através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e quatro categorias indissociáveis foram encontradas como constituintes da representação social do brincar: ritmo, desenvolvimento integral, imaginação e natureza.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8906557401842605pt_BR
dc.contributor.advisor1Meneghetti, Francis Kanashiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238451312475074pt_BR
dc.contributor.referee1Kominek, Andrea Maila Voss-
dc.contributor.referee2Garanhani, Marynelma Camargo-
dc.contributor.referee3Stoltz, Tania-
dc.contributor.referee4Meneghetti, Francis Kanashiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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