Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/426
Título: O desafio do acesso às fontes de financiamento para ciência tecnologia e inovação: um estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Autor(es): Andrade, Liliane Cristina Ramos de
Orientador(es): Lima, Isaura Alberton de
Palavras-chave: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Estudo de casos
Concorrência
Inovações tecnológicas
Ensino superior - Finanças
Ciência e Estado
Tecnologia e Estado
Administração pública
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Case studies
Competition
Technological innovations
Education, Higher - Finance
Science and state
Technology and state
Public administration
Data do documento: 20-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ANDRADE, Liliane Cristina Ramos de. O desafio do acesso às fontes de financiamento para ciência tecnologia e inovação: um estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Significativa atenção tem sido dedicada a experiências de planejamento e gestão da pesquisa e da inovação no nível macro, contemplando a elaboração e implantação de políticas públicas para ciência, tecnologia e inovação, sob a perspectiva de promoção de competitividade e também de ampliação de benefícios sociais. O panorama atual se mostra bastante propício para o País, principalmente com relação às perspectivas para melhoria das condições que favorecem sua competitividade. Cabe às Instituições de Ensino Superior - IES e às empresas encontrarem os meios adequados para realização das estratégias de competitividade propostas pelo governo, de forma a viabilizar a cooperação com vistas à promoção da capacitação tecnológica com desenvolvimento sustentável. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é descrever a estrutura administrativa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, que trata da captação de recursos para CT&I. Neste estudo, o propósito da pesquisa aplicada foi de natureza exploratória e esta etapa desenvolveu-se por meio de um questionário, aplicado a diretores, ex-diretores, e demais administradores envolvidos na área de relações empresariais da UTFPR, durante os meses de Outubro e Novembro de 2012. Procedeu-se amplo levantamento bibliográfico e documental. A observação participante, também foi utilizada como instrumento de pesquisa, oportunizado durante o estágio realizado junto ao Departamento de Projetos Tecnológicos, durante o mês de maio de 2012. O método adotado foi o estudo de caso, na UTFPR, instituição centenária, que a partir de 07/10/2005, passou a ser universidade tecnológica a única no Brasil a assim denominar-se. A história da UTFPR confundese com a própria história da educação profissional brasileira. O estudo demonstra a importância de se desenvolver estruturas apoiadoras profissionalizadas nos ambientes universitários com relação ao acesso às fontes de apoio à CT&I.
Abstract: Significant attention has been devoted to the experiences of planning and management of research and innovation at the macro level, covering the development and implementation of public policies for science, technology and innovation from the perspective of promoting competitiveness and also expansion of social benefits. The current situation proves to be quite favorable for the country, mainly in relation ace prospects for improving conditions that favor their competitiveness. It ace Higher Education Institutions - HEIs and businesses to find the appropriate means to carry out the strategies proposed by the government in order to facilitate cooperation with a view to promoting sustainable development with technological capability. Therefore, the objective of this research project is to describe the administrative structure of UTFPR dealing with fundraising for ST & I. In this study, the purpose of applied research was exploratory in nature and this step was developed through a questionnaire answered by directors, former directors, and other administrators involved in the area of industrial relations UTFPR during the months of October and November of 2012. We carried out extensive bibliographic and documentary. Participant observation was also used as a research tool, oportunizado during the training held by the DEPET-CT in May 2012. The method adopted is a case study in UTFPR, century-old institution, which as of 07/10/2005, became the only university in Brazil of a technological nature. The history of UTFPR intertwined with the history of Brazilian professional education. The study demonstrates the importance of developing supportive structures professionalized in university environments with respect to access to sources of support for ST & I.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/426
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGPGP_M_Andrade, Liliane Cristina Ramos de_2012.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.