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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cuzinsky, Fernando Cesar | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T17:45:38Z | - |
dc.date.available | 2020-05-06 | - |
dc.date.available | 2019-07-30T17:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-06 | - |
dc.identifier.citation | CUZINSKY, Fernando Cesar. Identifying the roadmap for passenger transportation in Curitiba by means of LCA and mathematical optimization. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4277 | - |
dc.description.abstract | In order to set the priorities of strategies for climate change mitigation in cities, this work proposes roadmaps for passenger transportation for the city of Curitiba between 2017 and 2035. We suggested an integrated approach that combines backcasting scenarios, Life Cycle Assessment (LCA) and mathematical optimization to prioritize the activities and develop the roadmaps. The quantitative roadmap for passenger transportation was modeled as a mixedinteger linear programming (MILP). Global Warming Potential and Global Temperature Potential impacts were analyzed. From our approach it was found that for both roadmaps, subway does not need to be implemented, and urban buses can supply the transportation demand. Whether an improvement would occur in public transportation, increasing its participation in passenger transportation, the Global Warming Potential for 100 years can be 28% lower in 2035 compared to the baseline scenario. This baseline is also defined by GWP100 impact. This research yields a model to estimate the cities’ impacts and to develop quantitative roadmaps to reduce the climate change for passenger transportation. In addition, the present findings provide two roadmaps for public and individual transportation for Curitiba. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de vida do produto - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Programação linear | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Impacto ambiental - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Transportes - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Transportes - Trânsito de passageiros | pt_BR |
dc.subject | Otimização matemática | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Product life cicle - Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Linear programming | pt_BR |
dc.subject | City planning | pt_BR |
dc.subject | Environmental impact analysis | pt_BR |
dc.subject | Transportation - Planning | pt_BR |
dc.subject | Transportation - Passenger traffic | pt_BR |
dc.subject | Mathematical optimization | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering | pt_BR |
dc.title | Identifying the roadmap for passenger transportation in Curitiba by means of LCA and mathematical optimization | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Na intenção de definir as prioridades das estratégias de mitigação das mudanças climáticas nas cidades, este trabalho propõe rotas estratégicas para transporte de passageiros para a cidade de Curitiba entre 2017 e 2035. Foi proposta uma estrutura integrada que combina cenários de backcasting, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e otimização matemática. A rota quantitativa para transporte de passageiros foi modelado como uma Programação Linear Inteira Mista (PLIM). Os impactos ambientais analisados foram o Potencial de Aquecimento Global (GWP20 e GWP100) e o Potencial de Temperatura Global (GTP100). Verificou-se que, para ambas as rotas analisadas, o projeto do metrô não precisa ser implementado e os ônibus urbanos podem suprir a demanda de transporte. Se uma melhoria ocorrer no transporte público, aumentando sua participação no transporte de passageiros, o GWP100 pode ser 28% menor em 2035, em comparação com o cenário base que é definido pelo impacto GWP100. Esta pesquisa produz um modelo para estimar os impactos das cidades e desenvolver rotas quantitativas para reduzir as mudanças climáticas no transporte de passageiros. Além disso, os presentes resultados proveem dois roteiros para o transporte público e individual, para Curitiba. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4293616449965938 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ugaya, Cássia Maria Lie | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2271044514284983 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ugaya, Cássia Maria Lie | - |
dc.contributor.referee2 | Luersen, Marco Antônio | - |
dc.contributor.referee3 | Magatão, Leandro | - |
dc.contributor.referee4 | Rodrigues, Luciano Brito | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGO | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia Mecânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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