Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4296
Título: | A arte brasileira dos anos 1990 através da série “Quartos-São Paulo” de Rochelle Costi |
Autor(es): | Oliveira, Deise Aparecida de |
Orientador(es): | Silveira, Luciana Martha |
Palavras-chave: | Arte brasileira - Séc. XX - Exposições Costi, Rochelle, 1961- - Crítica, interpretação, etc. Bienal de São Paulo - Esposições Artistas - Brasil - Sec. XX Curadoria Tecnologia Art, Brazilian - 20th century - Exhibitions Costi, Rochelle, 1961- - Criticism, interpretation, etc Bienal de São Paulo - Exhibitions Artists - Brasil - 20th century Curatorship Technology |
Data do documento: | 16-Mai-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Deise Aparecida de. A arte brasileira dos anos 1990 através da série “Quartos-São Paulo” de Rochelle Costi. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A dissertação aqui apresentada pretende contextualizar a produção de Rochelle Costi na arte brasileira da década de 1990. Para tal, o recorte realizado foi a Série “Quartos-São Paulo”, de 1998, montada na XXIV Bienal de Arte de São Paulo, sob a curadoria de Paulo Herkenhoff. A exposição é um marco para a produção artística brasileira, pois os conceitos discutidos e a forma que a curadoria escolheu para a Bienal, influenciam outras exposições e reflexões sobre os discursos curatoriais no país. Nesse sentido, destaca-se a importância desse trabalho da artista para sua carreira, bem como para a discussão do caráter social da arte no país. Para essas contextualizações, foi necessário construir uma maneira de olhar para esses objetos, sendo o diálogo entre a antropologia, através da cultura material, a arte e a sociologia, com autores que criam proximidades e tensões para a leitura desses objetos. |
Abstract: | The dissertation presented here intends to contextualize the production of Rochelle Costi in the Brazilian art of the 1990s. To this end, the 1998 "Salas-São Paulo" series was set up at the XXIV São Paulo Art Biennial, under the curated by Paulo Herkenhoff. The exhibition is a milestone for Brazilian artistic production, as the concepts discussed and the way the curators chose for the Biennial, influence other exhibitions and reflections on the curatorial discourses in the country. In this sense, the importance of this work of the artist for her career, as well as for the discussion of the social character of art in the country, stands out. For these contextualizations, it was necessary to construct a way of looking at these objects, being the dialogue between anthropology, through material culture, art and sociology, with authors who dialogue and create neighborhoods and tensions to read these objects. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4296 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGTE_M_Oliveira, Deise Aparecida_2019.pdf | 4,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.