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Título: Um método baseado em crowdsourcing para planejamento de acessibilidade urbana de vias públicas
Título(s) alternativo(s): A crowdsourcing-based method for accessibility urban planning of public roads
Autor(es): Camenar, Leticia Maria de Oliveira
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Mapeamento digital
Projeto de acessibilidade
Espaços públicos
Renovação urbana
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Planejamento urbano
Qualidade de vida
Interação homem-máquina
Computação
Digital mapping
Barrier-free design
Public spaces
Urban renewal
People with disabilities - Orientation and mobility
City planning
Quality of life
Human-computer interation
Computer science
Data do documento: 16-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMENAR, Leticia Maria de Oliveira. Um método baseado em crowdsourcing para planejamento de acessibilidade urbana de vias públicas. 2019. 274 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: O planejamento urbano visa projetar ou revitalizar áreas públicas de modo a proporcionar melhor qualidade de vida aos habitantes. Todavia, somente planejar a cidade sem se pensar na diversidade de pessoas que trafegam pelos espaços pode caracterizar uma desvantagem às pessoas com deficiência que utilizam-se do espaço urbano, visto que, as vias públicas foram historicamente construídas sem considerar a acessibilidade em suas estruturas. Aplicar a acessibilidade nas estruturas das cidades é uma tarefa complexa no sentido de identificar os problemas encontrados pelos cidadãos e, a partir disso, definir quais devem ser as prioridades de readequação dos espaços e de que formas o (re)planejamento deve ocorrer. Pensando neste planejamento urbano que se preocupa em incluir gradativamente características acessíveis no espaço urbano, esta pesquisa propõe o uso de um método baseado em crowdsourcing entre cidadãos e as prefeituras, a fim de tornar mais eficiente a determinação de localidades que demandam intervenções de acessibilidade. Por meio deste método foi possível entender quais os principais problemas de mobilidade encontrados por pessoas com deficiência física ao se locomover pela cidade, desenvolver protótipos de um sistema baseado em mapas para auxílio ao planejamento urbano e também propor um método para avaliar sistemas baseados em mapa que utilizem crowdsourcing como abordagem para construção e manutenção de sistemas que auxiliem os cidadãos.
Abstract: Urban planning aims to design or revitalize public areas to provide better quality of life for the inhabitants. However, planning the city without thinking about the diversity of people moving through spaces can be a disadvantage to people with disabilities who use urban space, since public roads have historically been constructed without considering accessibility in their structures. Applying accessibility to the city structures is a complex task in order to identify the problems faced by citizens and, from this, define what should be the priorities for re-adaptation of spaces and in what ways (re)planning should occur. Considering this urban planning that is worried in gradually include accessibility in urban space, this research proposes the use of a crowdsourcing method between citizens and city halls, in order to make the determination of locations that demand accessibility interventions more efficient. Through this method, it was possible to understand the main mobility problems faced by people with physical disabilities when moving through the city, to develop prototypes of a map-based system to aid urban planning, and to propose a method to evaluate map-based systems that use crowdsourcing as an approach to building and maintaining systems that support citizens.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4363
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