Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4424
Título: | Uma revisão do controle de congestionamento do SCTP |
Título(s) alternativo(s): | A review of SCTP’s congestion control |
Autor(es): | Leitner, Marcelo Ricardo |
Orientador(es): | Fonseca, Mauro Sergio Pereira |
Palavras-chave: | Rede de computador - Protocolos Roteadores (Redes de computadores) TCP/IP (Protocolo de rede de computador) Algorítmos computacionais Computer network protocols Routers (Computer network) TCP/IP (Computer network protocol) Computer algorithms |
Data do documento: | 12-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LEITNER, Marcelo Ricardo. Uma revisão do controle de congestionamento do SCTP. 2019. 52 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O protocolo de transporte Concurrent Multipath Transfer for Stream Control Transmission Protocol draft RFC (CMT-SCTP) (AMER et al., 2019) especifica que o transmissor deve implementar um novo algoritmo, Cwnd Update for CMT (CUC), para lidar com o aumento de saltos na sequência de chunks (blocos) de dados presentes nos selective acknowledgments (SACKs) do SCTP, que são causados naturalmente pelo uso de múltiplos caminhos. O algoritmo foi proposto de maneira a lidar com a visão tradicional de que saltos na sequência de blocos de dados indicam perdas de pacote e mitigar os efeitos que a reordenação natural do CMT tem neles. O SCTP agora tem uma errata (STEWART et al., 2019b) que trabalha melhor com tais selective acknowledgments (SACKs) na fase de prevenção de congestionamento, pois permite aumentar a janela de congestionamento mesmo sem um novo ACK acumulativo. Todavia a errata não alterou a fase de partida lenta, que será examinada nesse trabalho. Nossos resultados mostram um desempenho similar para baixos tempos de ida e volta (round trip time, RTTs) e um ganho para RTTs elevados, enquanto a quantidade total de retransmissões é reduzida. Portanto, nossa proposta é tornar o indicador de recuperação rápida uma variável por transporte, permitir o aumento da janela de congestionamento sem um novo ACK acumulativo mesmo na fase de partida lenta e remover o algoritmo CUC da especificação do CMT-SCTP. |
Abstract: | CMT-SCTP specifies that the sender should implement a new algorithm, CUC, to cope with the increased amount of gap blocks present in SCTP selective acknowledgments (SACKs), naturally caused by multipath usage. It was proposed in order to cope with the traditional view that gap blocks indicate packet loss and to mitigate the effects that natural reordering on CMT had on it. SCTP now has an errata (STEWART et al., 2019b) that better deals with such selective acknowledgments (SACKs) in congestion avoidance phase, as it allows increasing congestion window even if the cumulative ACK did not advance. It did not change, though, the slow start phase, and that is what we examine in this paper. Our results indicate the performance is similar for low RTTs and improved for higher ones, while reducing the total amount of retransmissions. Therefore, our proposal is to make the Fast Recovery flag to be per transport, to allow increasing the congestion window without new cumulative ACKs also in slow start phase and to remove CUC indication from CMT-SCTP specification. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4424 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CPGEI_M_Leitner, Marcelo Ricardo_2019.pdf | 639,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.