Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPiccin, Caroline Ohlweiler-
dc.date.accessioned2019-09-23T14:48:38Z-
dc.date.available2019-09-23T14:48:38Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationPICCIN, Caroline Ohlweiler. Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4447-
dc.descriptionAcompanha: Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médiopt_BR
dc.description.abstractThis work proposes an educational product with the intention of conducting a study on non-inertial and inertial references to investigate if there are influences in the movement of bodies and, thus, to establish a scenario for the teaching of dynamics in high school using experimental investigative activities, from which were produced videos presented to the students in a didactic sequence, in order to discuss the visual effects, in a series of diversified activities. With these activities, the main goal was to collaborate with a reflection on the methodology used in the Physics classes, which allows the students a possible meaningful learning, in an active way, reasoning, understanding and elaborating the knowledge and the physical concepts, from their previous knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPhysics (High school)pt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleReferenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeReferences: establishing the appropriate scenario for the teaching of dinamics in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe um produto educacional com o intuito de realizar um estudo sobre referenciais não inerciais e inerciais para averiguar se há influências no movimento dos corpos e, assim, estabelecer um cenário para o ensino da dinâmica no ensino médio utilizando atividades experimentais investigativas, a partir das quais foram produzidos vídeos apresentados aos alunos em uma sequência didática, a fim de discutir os efeitos visualizados em uma série de atividades diversificadas. Visando assim colaborar com uma reflexão sobre essa metodologia a ser utilizada nas aulas de Física, a qual possibilita aos alunos uma possível aprendizagem significativa, de forma ativa, raciocinando, compreendendo e elaborando o saber e os conceitos físicos a partir de seus conhecimentos prévios.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745256076449221pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalmolin, Fabrício Tronco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716812005513548pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Leandro Herculano da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350749822007916pt_BR
dc.contributor.referee1Dalmolin, Fabrício Tronco-
dc.contributor.referee2Coelho, Jaziel Goulart-
dc.contributor.referee3Battistel, Orimar Antonio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cenarioapropriadoensinomedio.pdf8,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
cenarioapropriadoensinomedio_produto.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.