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dc.creatorTorres, Ariana Alves-
dc.date.accessioned2020-01-31T17:09:46Z-
dc.date.available2020-01-31T17:09:46Z-
dc.date.issued2019-09-02-
dc.identifier.citationTORRES, Ariana Alves. Programas de aceleração corporativos: motivações para implementação sob a ótica da ambidestria organizacional. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4671-
dc.description.abstractCorporate accelerators are gaining attention as a key element to foster innovation, as many organizations are experimenting different ways to set up and manage their acceleration initiatives. However, the reasoning for implementing corporate acceleration programs is not fully understood. This study aims to fill this gap by identifying the corporate acceleration programs and the main reasons private companies in Brazil are creating and executing them, from the perspective of organizational ambidexterity. Therefore, a qualitative and descriptive approach with multiple case studies was developed; data was collected through documentary research and semi-structured interviews, and was analyzed according to Gioia, Corley and Hamilton’s recommendation. The results suggest that managers use corporate acceleration as a tool to employ exploration and exploitation. Exploration is promoted through the limited duration of the programs; internal mentors; physical structure apart from the corporation and differentiated environment; program’s culture; changes in corporate team’s behavior; quest to generate new businesses and trends created by startups. Exploitation is revealed as such programs can induce organizational changes and new working methods; adjust and improve corporate processes and the programs themselves; corporates select startups that relate to their core businesses and carry out incremental innovation. The results highlight how the corporate executives’ engagement, support and sponsorship are important for the program’s success.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpresas novas - Administraçãopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicas - Administraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectAlianças estratégicas (Negócios)pt_BR
dc.subjectCriatividade nos negóciospt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectMotivo de realizaçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectNew business enterprises - Managementpt_BR
dc.subjectTechnological innovations - Managementpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectOrganizational effectivenesspt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.subjectBusiness planningpt_BR
dc.subjectStrategic alliances (Business)pt_BR
dc.subjectCreative ability in businesspt_BR
dc.subjectCorporate culturept_BR
dc.subjectAchievement motivationpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleProgramas de aceleração corporativos: motivações para implementação sob a ótica da ambidestria organizacionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs aceleradoras corporativas estão ganhando a atenção como uma forma fundamental de promover a inovação. Dessa forma, a maioria das organizações está experimentando diferentes maneiras de configurar e gerenciar suas iniciativas de aceleração. No entanto, a compreensão das motivações para implementar os programas de aceleração corporativos ainda é limitada. Este estudo visa preencher essa lacuna mediante à compreensão dos programas de aceleração corporativos e dos principais motivos de criação e execução dos mesmos por corporações privadas no Brasil, sob a ótica da ambidestria organizacional. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e descritiva com estudo de casos múltiplos; a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, e analisados segundo a recomendação dos autores Gioia, Corley e Hamilton. Os resultados sugerem que os responsáveis usam a aceleração corporativa como uma ferramenta para aplicar exploration e exploitation. O exploration é promovido através da duração limitada dos programas; mentores internos; estrutura física apartada da corporação e ambiente diferenciado; cultura do programa; mudanças nos comportamentos das equipes corporativas; motivações para gerar novos negócios e conhecer tendências criadas pelas startups. O exploitation mostra-se à medida que há adaptações nos processos corporativos e nos próprios programas; existe melhoria nos produtos e eficiência na operação existente; as corporações selecionam startups que têm relação aos seus negócios principais e realizam inovações incrementais. Os resultados ressaltam a importância do patrocínio, apoio e envolvimento dos executivos das corporações.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1481714317076907pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Thiago Cavalcante-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5452-8965pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661555663056683pt_BR
dc.contributor.referee1Sander, Josué Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0383188783016675pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Paulo Daniel Batista de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658845404257844pt_BR
dc.contributor.referee3Torres, Ricardo Lobato-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2439-4775pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9598234169736125pt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento, Thiago Cavalcante-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-5452-8965pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661555663056683pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
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