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Título: A zona crepuscular: imagens jornalísticas do fantástico cotidiano,
Título(s) alternativo(s): The twilight zone: journalistic images of the fantastic in daily life
Autor(es): Silva, Rodolfo Stancki
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Fotojornalismo
Periódicos ilustrados
Reportagens e repórteres
Curiosidades e maravilhas - Fotografia
Ficção fantástica - Crítica, interpretação, etc
Fotografia - Filmes - Crítica, interpretação, etc
Ilustração de livros
Contos folclóricos
Imagens como recursos de informação
Realismo fantástico (Literatura)
Photojournalism
Illustrated periodical
Reporters and reporting
Curiosities and wonders - Photographs
Fantasy fiction - Criticism, interpretation, etc
Photography - Films - Criticism, interpretation, etc
Illustration of books
Tales
Pictures as information resources
Magic realism (Literature)
Data do documento: 22-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Rodolfo Stancki. A zona crepuscular: imagens jornalísticas do fantástico no cotidiano. 2019. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mapear a trajetória de determinadas imagens na materialização de elementos do fantástico em narrativas jornalísticas do cotidiano. Com base na obra do historiador Michel de Certeau (1994), parte-se do princípio de que a cotidianidade é uma vivência, construída diariamente por táticas e estratégias individuais de sujeitos que têm autonomia para lidar com aquilo que lhe é imposto. A vida diária, portanto, é incompatível com elementos da ficção fantástica de narrativas literárias e cinematográficas. Ainda assim, os jornais, que se configuram como mediações que representam um tipo de cotidiano, ocasionalmente apresentam imagens que manifestam a fantasia como se fossem parte do nosso dia a dia. Monstros, alienígenas e demônios se materializam em fotografias e ilustrações capazes de confundir o espectador, que hesita sem saber se aquela visualidade é uma literalidade ou um fato concreto da cotidianidade. É nessa hesitação que reside a definição de fantástico por Tzvan Todorov (2014). Para montar o mapeamento do modo como as imagens constituem o fantástico no cotidiano, é defendida a existência de um espaço do imaginário em que a cotidianidade e a fantasia interagem e ganham sentido. Tal ambiente é chamado aqui de zona crepuscular. Essa área abstrata se torna um instrumento de análise deste trabalho, que ajuda a pensar a ação do jornalismo na materialização do fantástico como se fosse parte do dia a dia. Nesta pesquisa, o conceito é particularmente útil nas análises de dois casos: as representações do bebê-diabo nas capas do jornal Notícias Populares e os ataques do chupacabra reportados pela Tribuna do Paraná. Ambos os episódios são investigados com uma metodologia que combina o conceito de mediação proposto por Jesús Martín-Barbero com o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (2003). Nessas análises é possível observar que as imagens representativas nascem de uma interação do fantástico com o cotidiano na zona crepuscular, de onde escapam e se tornam uma ilustração, uma montagem ou uma fotografia na imprensa, que as apresenta como um fato da vida diária. Esse trajeto é o mapa que buscamos alcançar com o objetivo geral desta tese, o que auxilia na reflexão sobre o modo como as mensagens no jornalismo circulam, são consumidas e ressignificadas pela sociedade.
Abstract: This thesis aims to delineate how certain images materialize elements of the fantastic in daily journalistic narratives. Based on the work of the historian Michel de Certeau (1994), it is assumed that daily life is an experience, built daily by individual subjects’ tactics and strategies that have autonomy to deal with what is imposed on them. Daily life, therefore, is incompatible with elements of the fantastic fiction of literary and cinematic narratives. Still, newspapers, which are configured as mediations that represent a kind of daily life, occasionally feature images that manifest fantasy as if they were part of our daily lives. Monsters, aliens, and demons materialize in photographs and illustrations that confuse the viewer, who hesitates without knowing whether that visuality is a literality or a concrete fact of everyday life. It is in this hesitation that lies the definition of fantastic by Tzvan Todorov (2014). To approach the delineation of the way in which images constitute the fantastic in everyday life, the existence of an imaginary space in which daily life and fantasy interact and gain meaning is defended. Such an environment is here called the twilight zone. This abstract area becomes an instrument of analysis of this work, which helps to think the action of journalism in the materialization of the fantastic as if it were part of everyday life. In this research, the concept is particularly useful in the analysis of two cases: the representations of the devil baby on the covers of the newspaper Notícias Populares and the chupacabra attacks reported by the Tribuna do Paraná. Both episodes are investigated with a methodology that combines the concept of mediation proposed by Jesús Martín-Barbero with the indicative paradigm of Carlo Ginzburg (2003). In these analyzes it is possible to observe that the representative images are born from an interaction of the fantastic with the daily life in the twilight zone, from which they escape and become an illustration, a montage or a photograph in the press, which presents them as a fact of daily life. This path is the delineation that we seek to reach with the general objective of this thesis, which helps to reflect on the way messages in journalism circulate, are consumed and resignified by society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4728
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