Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Eliane Martins-
dc.date.accessioned2020-03-02T17:15:49Z-
dc.date.available2020-03-02T17:15:49Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationBRAGA, Eliane Martins. A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. . 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4738-
dc.description.abstractThis research aimed to understand mediation as a teaching-learning process in the physics degree of UTFPR course with approximations between THC and CTS from the assumptions of qualitative epistemology. A case study was carried out a as a qualitative and exploratory research within the scope of the Elementary Physics I provided in the 1st period of degree in physics. The methodological procedure that considers the constructive-interpretative character of knowledge and the legitimacy of the singular defined the data collection instruments, which consisted of: survey questionnaire; field diary records during 07 practical mediation activities, and finally interviews with 10 students and the discipline's teacher. Data analysis started from the use of content analysis and it was observed as a result that mediation is fundamental not only in the teaching process of learning concepts, but also in the classroom relationships and interactions. The role of the teacher and the student along the knowledge trajectory runs through the learning interrelationships between spontaneous and scientific concepts. This is possible, since a commitment by educators occur in looking at the student's role as active in the knowledge process, that is, to consider their perceptions and the worldview during the learning process. Since only from his social learning situation can be establish the relationships with which is being taught in the classroom. In this way, mediation, in the context of educational practices, can allow interactions between at least two distinct cultural worlds: that of the student and the teacher, establishing important relationships for the collective construction of knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Ensino - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionapt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectProfessores e alunos - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teaching (Higher)pt_BR
dc.subjectTecnológica Federal do Paraná - Teaching - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectClassroom environmentpt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.titleA mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo compreender a mediação como processo de ensino aprendizagem no curso de licenciatura em física da UTFPR com aproximações entre THC e CTS a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. De natureza qualitativa e exploratória um estudo de caso foi realizado no âmbito da disciplina Física Elementar I ministrada no 1º período da licenciatura em física. O procedimento metodológico que considera o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento e a legitimidade do singular definiu os instrumentos de coleta de dados, que consistiram em: questionário sondagem; registros em diário de campo durante 07 atividades práticas de mediação, e por fim entrevistas com 10 estudantes e a docente da disciplina. As análises dos dados partiram da utilização da análise de conteúdo e observou-se como resultados que a mediação é fundamental não só no processo de ensino aprendizagem dos conceitos, como nas relações e interações que ocorrem dentro de sala de aula. O papel do professor e do estudante no decorrer da trajetória do conhecimento perpassa as inter-relações de aprendizagens entre os conceitos espontâneos e os científicos. Isso é possível, desde que, haja um compromisso dos educadores em considerar também o papel do estudante como ativo no processo de conhecimento, ou seja, considerar as suas percepções e a visão de mundo durante o processo de aprendizagem. Posto que somente de sua situação social de aprendizagem consegue estabelecer as relações com que está sendo ensinado em sala de aula. Desta forma, a mediação, quando trazida para o contexto das práticas educativas, pode permitir interações entre pelo menos dois mundos culturais distintos: o do estudante e da docente, estabelecendo relações importantes para a construção coletiva do conhecimento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0221313931622557pt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Maria Sara de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807954398668607pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Roehrig, Silmara Alessi Guebur-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3296-7024pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947655435067442pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4431-2247pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957222191806198pt_BR
dc.contributor.referee2Camargo, Denise de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9092-9988pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3663183908142820pt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Maria Sara de Lima-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7296-6400pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807954398668607pt_BR
dc.contributor.referee4Deina, Wanderley Jose-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9939082398957513pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_BRAGA,_ELIANE_MARTINS_BRAGA_2019.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.