Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4806
Título: Experiências concretas na aritmética modular
Título(s) alternativo(s): Concrete experiences in modular arithmetics
Autor(es): Konageski, Dionatan Miguel Fiorin
Orientador(es): Sano, Mari
Palavras-chave: Aritmética
Matemática
Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
Quebra-cabeças
Jogo de dardos
Aprendizagem
Prática de ensino
Arithmetic
Mathematics
Games in mathematics education
Educational games
Puzzles
Darts (Game)
Learning
Student teaching
Data do documento: 11-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KONAGESKI, Dionatan Miguel Fiorin. Experiências concretas na aritmética modular. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A Aritmética Modular possui inúmeras aplicações na educação básica. E para isso faz-se necessário o entendimento dos conceitos básicos da Aritmética Modular. Este trabalho tem como objetivo aplicar de forma lúdica o conteúdo desta teoria nos Chryzodes, no quebra-cabeça de boliche módulo 6 e módulo 10, no jogo de dardos, entre outros. Com essas aplicações procuramos mostrar uma maneira diferente de trabalhar a Aritmética Modular em sala de aula, maneira esta que irá proporcionar ao educando participar de forma mais atrativa das aulas. Acreditamos que tais aplicações deveriam ser abordadas na educação básica, visto sua importância e sua aplicabilidade no cotidiano como podemos perceber neste trabalho e em muitos outros.
Abstract: Modular arithmetic has numerous applications in basic education. For that, it is necessary to understand the basic concepts of Modular Arithmetic. The aim of this work is to playfully apply the content of this theory in Chryzodes, the module 6 and module 10 bowling pin puzzle, darts game, among others. With these applications we seek to show a different way of working Modular Arithmetic in the classroom, which will provide the student with an attractive way to participate in classes. We belive that such applications should be addressed in basic education, given their importance and applicability in daily life as we can see in this work and many others.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4806
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Konageski,_Dionatan_Miguel_Fiorin_2019.pdf3,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.