Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDopfer, Edilberto Erasmo-
dc.date.accessioned2020-03-30T17:38:12Z-
dc.date.available2020-03-30T17:38:12Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationDOPFER, Edilberto Erasmo. Som - do lúdico ao aprendizado concreto com educandos do 4º ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4814-
dc.description.abstractThe Science teaching in the elementary school is the base to graduate new searchers. By this work it is aimed in an edutainment, through it the children can build their own experiment. By simple experiments and with low cost, it allows the children have contact with these experiments so they get their own hypothesis about what it is happening and formulate theories about them, moreover they can realize the scientific knowledge is part of historical construction so it is possible to star the Physical teaching since the first years of Elementary School. The educational product developed during this work refers to the sound study to 4thgrade of elementary school. During the work application it was aimed the children’s comprehension of knowledge about the sound propagation in different environments, how it propagates and how fast this propagation is in each material environment, moreover the quality of sound as the loud, intensity and the timbre. It shows the noise pollution theme and its damages that causes in the human health, besides searching the comprehension of how the human ear works and reacts to the sounds it hears. The experiments are really simple and of low cost, using recyclable materials, as used plastic bags, jars and cans which would go to trash, so it can be used in public schools. There is also some experiments that students can play with them during the class, for example cordless phone and drum. Through this work we tried to awake in the children the curiosity of scientific knowledge, furthermore educating them enough in order to interact with situations they face day by day and try them with other materials and other phenomenon which are related to the understood studies during the activities done. As a result it is possible to relate the children interact in a spontaneous way, answering questions, building the experiments, handling, raising hypothesis and theories about how each phenomenon happens consequently the class was engaged and with a good harnessing. This educational product was based in the Piaget theory about the learning stages, more specifically the Concrete Operational.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectSom - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectSoundpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectSound - Equipment and suppliespt_BR
dc.titleSom - do lúdico ao aprendizado concreto com educandos do 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSound - from ludic to concrete learning with students from the 4th of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências no Fundamental I é a base para a formação de novos pesquisadores futuros. Com esse trabalho objetiva-se um ensino de forma lúdica, onde a criança possa construir seu próprio experimento. Com experimentos simples e, de baixo custo, permite-se que a criança tenha contato com estes, podendo levantar hipóteses sobre o que está acontecendo e, formular teorias sobre estes, além de perceber que o conhecimento científico faz parte de uma construção histórica, iniciando o Ensino de Física desde os primeiros anos do ensino Fundamental I. O produto educacional desenvolvido durante este trabalho refere-se ao estudo dos sons para o 4º ano do ensino Fundamental I.Durante a aplicação do trabalho objetiva-se que a criança assimile conhecimentos sobre a propagação do som em diferentes meios, como ela se propaga e qual a velocidade de propagação do som em cada um desses meios materiais, e também as qualidades do som como altura,intensidade e timbre.Apresenta-se o tema de poluição sonora e os malefícios que esta provoca na saúde humana, além de buscar o entendimento de como o ouvido humano funciona e reage aos sons que chegam até ele. Os experimentos são simples e de baixo custo, utilizando materiais reaproveitáveis, como sacola plástica, potes ou latas usadas eque iriam para o lixo, que podem ser utilizados em escolas da rede pública.Também há experimentos, dos quais as crianças além de construir, poderão brincar com os mesmos, fora da sala de aula, como o telefone de fio e o tambor. Dessa forma busca-se neste trabalho despertar na criança a curiosidade pelo conhecimento científico, bem como formá-los com conhecimento científico suficiente para que possam interagir com as situações que enfrentem em seu dia a dia e, busquem testar com outros materiais e outros fenômenos que se relacionem aos estudados e compreendidos durante as atividades realizadas. As crianças interagiram de forma espontânea, respondendo perguntas, confeccionando seus experimentos e, manuseando-os, levantaram hipóteses e teorias sobre como cada fenômeno acontece, tornando a aula participativa e com bom aproveitamento. O produto educacional proposto está baseado na teoria de Piaget sobre os estágios do conhecimento, mais especificamente no estágio Operatório Concreto.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3371755062380725pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.referee2Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0887238451552545pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Ângela Maria dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811007321178135pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
somaprendizadoensinofundamental.pdf5,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
somaprendizadoensinofundamental_produto.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.