Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScremin, Rodrigo-
dc.date.accessioned2020-04-18T19:15:06Z-
dc.date.available2020-04-18T19:15:06Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.citationSCREMIN, Rodrigo. Análise da comunicação de marketing na eficácia da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPR. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4853-
dc.descriptionAcompanha produto: Análise da comunicação de marketing na eficácia da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPRpt_BR
dc.description.abstractSince its inception, a UTFPR - Câmpus in Londrina has shown significant growth it offering new courses and expansion of the built area. Expansion provides increased attendance for both, students and employees, increased waste production as an effect of this. With the law decree no. 5,940 / 2006, in which require federal public institutions to implement a Solid Waste Management Plan and, as municipal regulations in the city of Londrina, it be implemented the Solidary Selective Collection Commission at UTFPR, Câmpus Londrina. As the activities of the Commission aim to organize a collection of waste generated on Câmpus, giving proper disposal, sending the recyclables to local cooperatives, thus minimizing the discarded in the landfill. However, the support and support of the academic community is necessary to achieve the objectives proposed by the Commission. In this context, this research aimed to analyze the marketing communication of the UTFPR Londrina Câmpus Solid Waste Management Commission. They were identified as the main marketing communication strategies used in the environmental and social awareness by the UTFPR Londrina Câmpus Solid Waste Management Commission and to identify its repercussion with the target audience (employees and students). The analysis covers the Commission's outreach material on different aspects, social media, printed materials and events. A semi-structured interview was applied to responsibility by the Commission, for data collection, and a questionnaire was applied to Câmpus attendees. The presented work presents an intervention proposal, where suggestions for improvements in the research results are presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação em marketingpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectCommunication in marketingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectIntegrated solid waste mangementpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.titleAnálise da comunicação de marketing na eficácia da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the marketing communication on effectiveness of Solid Waste Management Commission of UTFPR Campus Londrinapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDesde sua criação, o Câmpus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR tem apresentado crescimento significativo com a oferta de novos cursos e ampliação de área construída. A expansão proporcionou um aumento de frequentadores, tanto de alunos, quanto de servidores, acarretando, como consequência, maior produção de resíduos sólidos. Considerando o Decreto n. 5.940/2006 o qual exige que Instituições Públicas Federais devem, obrigatoriamente, implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e, ainda, as normativas municipais da cidade de Londrina, é implementada a Comissão da Coleta Seletiva Solidária na UTFPR, Câmpus Londrina. As atividades da Comissão visam organizar a coleta dos resíduos sólidos gerados no Câmpus, dando uma adequada destinação, encaminhando os itens recicláveis às cooperativas locais, minimizando assim, o descarte ao aterro sanitário. No entanto faz-se necessário a contribuição e o apoio da comunidade acadêmica para o alcance dos objetivos propostos pela Comissão. Neste contexto, esta pesquisa objetivou analisar a comunicação de marketing na eficácia da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPR. Foram identificadas as principais estratégias de comunicação de marketing utilizadas na conscientização ambiental e social pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos do Câmpus Londrina da UTFPR e identificar sua repercussão junto ao público alvo (servidores e discentes). A análise abrangeu o material de divulgação da Comissão em diferentes aspectos, nas redes sociais, impressos e eventos. Para a coleta de dados também foi realizada uma entrevista semiestruturada com a responsável pela Comissão e a aplicação de um questionário aos frequentadores do Câmpus. O trabalho permitiu apresentar uma proposta de intervenção onde são apresentadas sugestões de melhorias baseadas nos resultados da pesquisa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6469-5321pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5300096039459836pt_BR
dc.contributor.advisor1Romano, Cezar Augusto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5479-3921pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366pt_BR
dc.contributor.referee1Romano, Cezar Augusto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5479-3921pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0693-7377pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988999957558159pt_BR
dc.contributor.referee3Dal Bosco, Tatiane Cristina-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2470-9853pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5366505130911021pt_BR
dc.contributor.referee4Siqueira, Paulo Henrique de Lima-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8204-7846pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8264998210787816pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comunicacaomarketingresiduossolidos.pdf11,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
comunicacaomarketingresiduossolidos_produto.pdf202,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.