Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4854
Título: Métrica para o diagnóstico de uma universidade empreendedora
Título(s) alternativo(s): Metric for the diagnosis of an entrepreneurial university
Autor(es): Fujihara, Janete Erika
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Empreendedorismo na administração pública
Universidades e faculdades públicas
Desempenho - Avaliação
Empreendedorismo - Indicadores
Administração pública
Political entrepreneurship
Public universities and colleges
Performance - Evaluation
Entrepreneurship - Directories
Public administration
Data do documento: 30-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FUJIHARA, Janete Erika. Métrica para o diagnóstico de uma universidade empreendedora. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A formação empreendedora tem se mostrado uma tendência nas organizações e instituições, tanto educacionais como também empresariais e órgãos governamentais. Na medida em que o papel do conhecimento codificado na inovação tem aumentado de importância, universidades passam a desempenhar uma função diferenciada no contexto do empreendedorismo. O objetivo geral deste trabalho foi elaborar uma métrica para o diagnóstico do perfil empreendedor de uma universidade compreendendo indicadores de empreendedorismo, utilizando como base, instrumentos de avaliação e classificação nacionais e internacionais. Foram definidas seis diretrizes para compor a métrica para a elaboração de um diagnóstico do perfil empreendedor de uma universidade, com desdobramento de indicadores para cada diretriz. Como resultado foi desenvolvido um instrumento de avaliação que permite análises qualitativas a partir de uma matriz que correlaciona as seis diretrizes Ensino, Pesquisa, Inovação, Estrutura Administrativa, Internacionalização e Inserção Social, por meio de seus indicadores com a base em dimensões abrangendo a cultura e o comportamento empreendedor de uma Instituição de Ensino Superior (IES).
Abstract: Entrepreneurial education has been shown to be a trend in organizations and institutions, both educational as well as business and government agencies. As the role of codified knowledge in innovation has increased in importance, universities start to play a different role in the context of entrepreneurship. The general objective of this work was to elaborate a metric for the diagnosis of the entrepreneurial profile of a university comprising entrepreneurship indicators, using as a basis, national and international assessment and classification instruments. Six guidelines were defined to compose the metric for the elaboration of a diagnosis of the entrepreneurial profile of a university. As a result, an evaluation instrument was developed that allows qualitative analysis based on a matrix that correlates the six guidelines Teaching, Research, Innovation, Administrative Structure, Internationalization and Social Insertion guidelines through its indicators based on dimensions covering culture and entrepreneurial behavior of a Higher Education Institution.
Descrição: Acompanha produto: Métrica para o diagnóstico do perfil empreendedor de uma universidade (diretrizes e indicadores)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4854
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metricadiagnosticouniversidadeempreendedora.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metricadiagnosticouniversidadeempreendedora_produto.pdf233,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.