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Título: Instrumentos de avaliação: mecanismos de gestão na UTFPR
Autor(es): Pirolla, Cleonice Mendonça
Orientador(es): Rasoto, Vanessa Ishikawa
Palavras-chave: Pessoal - Avaliação
Professores - Avaliação por estudantes
Administração de empresas - Avaliação
Inovações tecnológicas
Employees - Rating of
Student evaluation of teachers
Industrial management - Evaluation
Technological innovations
Data do documento: 1-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PIROLLA, Cleonice Mendonça. Instrumentos de avaliação: mecanismos de gestão na UTFPR. 2013. 144 p. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Atualmente os temas tecnologia, sustentabilidade, produtividade e inovação têm recebido destaque na estratégia das organizações, particularmente nos ambientes produtivos mais dinâmicos da sociedade. Percebe-se que, com frequência, estes ambientes têm negligenciado a variável mais importante de um empreendimento, as pessoas. Esquece-se de que as transformações são resultantes das competências individuais, da qualificação, motivação e engajamento das mesmas para com os projetos institucionais. Na busca da melhoria contínua, diversos mecanismos são utilizados como fonte de levantamento e subsídios para a reorientação de processos, mudanças de atitudes e do planejamento da gestão. Nesta dissertação levantou-se os instrumentos de avaliação de uma instituição pública e verificou-se se os mesmos servem como subsídio para a melhoria da gestão. A metodologia utilizada foi pesquisa documental e o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico e os instrumentos de avaliação pesquisados foram: Pesquisa de Clima Organizacional; Avaliação do Servidor; Avaliação das Chefias; Avaliação do Docente pelo Discente e Avaliação Externa.
Abstract: Currently the technology topics, sustainability, productivity and innovation have gained attention in the strategy of organizations, particularly in more dynamic productive environments of society. It is noticed that, often, these environments have neglected the most important variable of an enterprise, people. It is forgotten that transformations are the result of individual competencies, skills, motivation and engagement of the same towards institutional projects. In pursuit of continuous improvement, several mechanisms are used as a source of research and subsidies for process reorientation, changes of behavior and management planning. This dissertation raised up the evaluation tools of a public institution and verified if the same served as a resource for management improvement. The methodology was based on desk research and case study. The data collection occurred through electronic poll and the evaluation tools surveyed were: Organizational Climate Survey, Employee Assessment, Management Assessment, Teacher Evaluation by Student and External Assessment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/487
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