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Título: Gestão da informação apoiada na gestão por processos em maternidade de alto-risco
Título(s) alternativo(s): Information management supported by process management in high-risk maternity
Autor(es): Costa, Gustavo Resende da
Orientador(es): Stadnik, Adriana Maria Wan
Palavras-chave: Gerenciamento de recursos de informação
Fluxo de trabalho - Administração
Enfermagem obstétrica
Gravidez - Complicações e sequelas
Serviços de saúde à maternidade - Planejamento
Hospitais - Serviços de emergência
Sistemas de recuperação da informação - Hospitais
Sistemas de informação gerencial
Information resources management
Workflow - Management
Maternity nursing
Pregnancy - Complications
Maternal health services - Planning
Hospitals - Emergency service
Information storage and retrieval systems - Hospitals
Management information systems
Data do documento: 26-Mar-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Gustavo Resende da. Gestão da informação apoiada na gestão por processos em maternidade de alto-risco. (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Introdução: Diante dos problemas da Gestão da Informação (GI) em Pronto Atendimento Tocoginecologia (PAT), para proceder com o diagnóstico situacional e medição do tempo de espera, pelas pacientes, para o Atendimento Médico (AM), as enfermeiras transcrevem os dados do Acolhimento com Classificação de Risco (ACR) em uma planilha do Excel, específica para este fim. Em consequência, a estratificação dessas informações ocasiona retrabalho para as equipes e demonstra impactar a qualidade da informação, devido às falhas decorrentes da execução do processo. Além do mais, os problemas relacionados à GI interferem nos fluxos de trabalho, o que evidencia a necessidade de aperfeiçoamento da Gestão por Processos (GP) na Maternidade. Objetivo: Utilizar a GI apoiada na GP em PAT de Maternidade de AltoRisco. Métodos: Foram entrevistados 21 profissionais, que desenvolvem suas atribuições, de forma total ou parcial, no PAT. Após análise do conteúdo, prosseguiuse com o Mapeamento dos Processos, cujas etapas contemplaram o desenho do macroprocesso, escolha do processo crítico e desenho detalhado do processo atual, identificação das rupturas e possibilidades de melhorias, proposta da GP, levantamento de requisitos, e por fim, a prototipagem do Sistema de Informação (SI). Resultados: O processo de ACR demonstrou-se o mais crítico do macroprocesso de atendimento de urgência e emergência do PAT. Identificou-se grande quantidade de erros e falta de padronização nos registros, relativos aos dados do ACR. Houve casos de pacientes em que o tempo de espera para o AM foi maior do que o estabelecido para a prioridade clínica, sem que estas tenham passado pelo reacolhimento. É comum o desenvolvimento de atividades que configurem o retrabalho da equipe. Além disso, percebeu-se que os processos de trabalho não são integrados e que a avaliação da qualidade da informação do Formulário de ACR resultou-se media. Conclusão: A GP proporcionou que houvesse um planejamento estratégico no PAT, pelo 5W1H, proposição de melhorias ao processo de ACR, Matriz GUT, desenho do processo de ACR, perspectiva de atuação de cada profissional no redesenho do processo de ACR, otimização dos recursos humanos, e “lead time”. Constatou-se que a superlotação afeta os fluxos de atendimento da Maternidade e outros locais, seja pelo ACR ou cancelamento de cirurgias para internamento de pacientes em outras unidades da Instituição. Ademais, com a especificação dos problemas, necessidades e requisitos do SI foi possível conceber o protótipo de SI voltado à gestão de dados de pacientes, denominado “Gestão de Dados de Pacientes – Hospital Universitário” (GDP-HU).
Abstract: Facing the problems of Information Management (IM) in Emergency Tocogynecology (ET), to proceed with the situational diagnosis and measurement of the patients’ waiting time for Medical Assistance (MA), the nurses transcribe the Reception with Risk Rating (RRR) data in an Excel spreadsheet specifically prepared for this purpose. Consequently, the stratification of this information causes rework for the teams and demonstrates impacting the quality of the information, due to failures resulting from the execution of the process. Furthermore, the problems related to IM interfere with workflows, which highlights the need to improve Process Management (PM) in Maternity. Objective: To use IM as a support to the PM in high-risk maternity ET. Methods: It was interviewed 21 professionals that totally or partially develop their assignments in ET. After the content analysis, it was conducted the processes mapping, whose steps included the macro-process design; selection of the critical process and detailed design of the current process; identification of disruptions and possibilities for improvement; the PM proposal; setting a list of requirements; and finally, the prototyping of the Information System (IS). Results: The RRR process proved to be the most critical of ET’s urgent and emergency assistance macro-process. A large number of errors and a lack of standardization in the records related to the RRR data were identified. There were cases of patients in which the waiting time for the MA was longer than that established for the clinical priority, without them having gone through the withdrawal. Commonly, it was developed activities that result in the rework of the team. In addition, it was noticed that the work processes are not integrated and that the evaluation of quality of the information in the RRR form proved to be average. Conclusion: The PM provided that there was a strategic planning in ET, through the 5W1H, the proposal of improvements to the RRR process, the GUT Matrix, the design of the RRR process, the perspective of the performance of each professional in the redesign of the RRR process, the optimization of the human resources and the lead time. Overcrowding affects the assistance flows in the maternity department and other places, either by the RRR or cancellation of surgeries for the admission of patients to other units of the institution. Moreover, with the specification of the problems, needs, and requirements of the IS, it was possible to design the prototype of the IS focused on patient data management, called “Gestão de Dados de Pacientes – Hospital Universitário” (GDP-HU).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4873
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica

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