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Título: Alinhamento construtivo em um currículo por competências para engenharia mecânica: percepção de docentes
Título(s) alternativo(s): Constructive alignment in a curriculum by competencies for mechanical engineering: perception of professors
Autor(es): Mainginski, Fábio Edenei
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Competências essenciais
Engenharia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Currículos - Planejamento
Core competencies
Engineering - Study and teaching
Teachers, Training of
Curriculum planning
Data do documento: 31-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MAINGINSKI, Fábio Edenei. Alinhamento construtivo em um currículo por competências para engenharia mecânica: percepção de docentes. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Este estudo foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Ponta Grossa e tem como tema a formação continuada. O objetivo delineado para a pesquisa é o de analisar, sob a percepção dos representantes do Núcleo Docente Estruturante e coordenador do curso de Engenharia Mecânica, o quanto a oficina de formação de design de curso, conduzida de acordo com os fundamentos do alinhamento construtivo, contribui para influenciar o estado de sensibilização, motivação e aptidão de seus participantes para a construção de um projeto pedagógico de curso baseado em competências, em comparação com seus pares que não participaram da mesma capacitação. A análise apoia-se prioritariamente nos estudos de Anderson (2011), Biggs (2011), Mendonça (2015), Moran (2018), Moraes (2003), Perrenoud (1999), (2000), (2001), Scallon (2015), Zabala (2014). A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, empírica, baseada na análise textual discursiva. O estudo empírico foi realizado, por meio de entrevistas semiestruturadas via participação de conjunto de especialistas professores integrantes ou vinculados ao Núcleo Docente Estruturante do curso, distribuídos em dois grupos: Os que participaram da capacitação e os que não participaram. Na percepção dos professores, a motivação se fez presente nos relatos dos dois grupos para a construção de um projeto pedagógico baseado em competências. Não houve enquadramento percebido nos estados de sensibilização e aptidão entre os professores do grupo que não participou da capacitação. Por outro lado, a capacitação em design de curso permitiu que seus participantes atingissem processos mentais superiores, na classificação de Anderson (2001), quais sejam: aplicação, análise, avaliação e criação, levando os professores desse grupo a sinalizar trilhas a serem seguidas para a construção de um caminho para alteração da grade curricular com abordagem por competências.
Abstract: This study was carried out in the Graduate Studies Program in Science and Technology Teaching at the Federal Technological University - Paraná (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), at the Ponta Grossa campus and its theme was continuing education. The research objective is to analyse, in the perception of the representatives of the Structuring Teacher Nucleus and of the mechanical engineering Coordinator, how the course design workshop, conducted according to the fundamentals of the constructive alignment theory, influences the state of awareness, motivation and aptitude of its participants for the development of a pedagogical course project based on competences, in comparison with their peers who didn‟t participate in the same workshop. The analysis is based mainly on the studies of Anderson (2011), Biggs (2011), Mendonça (2015), Moran (2018), Moraes (2003), Perrenoud (1999), (2000), (2001), Scallon (2015) and Zabala (2014). The methodological approach of the research is qualitative, empirical and based on the discursive textual analysis. The empirical study was carried out through semistructured interviews with the participation of a group of specialist teachers which were members or were linked to the Structuring Teacher Nucleus of the course. They were separated in two groups: those who participated in the workshop and those who didn‟t. In teachers' perception, motivation was shown in both groups‟ reports for the construction of a pedagogical project based on competences. There was no perceived framework in the states of awareness and aptitude among the teachers of the group that didn‟t participate in the workshop. On the other hand, the course design workshop allowed its participants to reach higher mental processes, specifically, in Anderson's classification (2001): application, analysis, evaluation and creation, leading this group of teachers to indicate paths to be followed for the development of a program that changes the curricular structure of the course with a competence approach.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4879
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